Argentino Diego Simeone completa 10 anos no comando do Atlético de Madrid - Gazeta Esportiva
Argentino Diego Simeone completa 10 anos no comando do Atlético de Madrid

Argentino Diego Simeone completa 10 anos no comando do Atlético de Madrid

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/12/2021 às 09:00

São Paulo, SP

Nesta quinta-feira, o argentino Diego Simeone completa 10 anos no comando do Atlético de Madrid, marcando um antes e um depois na história do clube espanhol.

Com o time na décima posição na tabela do Campeonato Espanhol e tendo acabado de ser eliminado na Copa do Rei pelo Albacete, da terceira divisão, a equipe procurava um substituto para Gregorio Manzano. O presidente do clube, Enrique Cerezo, e o CEO Miguel Ángel Gil Marín fizeram ligações para o Catania, o único clube europeu que Simeone havia treinado até então, e para o River Plate, o maior clube que ele treinou, para avaliar seu trabalho. Eles decidiram que El Cholo era a pessoa certa, taticamente e emocionalmente, para incendiar o vestiário e mudar o time de patamar.

De décimo ao título


Simeone assumiu uma equipe que estava em 10º lugar na tabela, mas não ficou lá por muito tempo. No final do ano, o comandante conduziu o Atleti ao primeiro de seus oito títulos como técnico ao conquistar a Liga Europa naquela temporada. Não só venceram a final contra o Athletic Bilbao, como triunfaram em todas as oito partidas eliminatórias que disputaram até chegar ao título.

Em seguida, golearam o Chelsea por 4 a 1 na Supercopa Europeia de 2012, com um hat-trick de Falcão García. Naquela temporada, o time ganhou uma Copa do Rei e terminou em terceiro lugar na La Liga, partindo para a primeira de nove participações consecutivas na Liga dos Campeões.

A maior conquista de Simeone foi vencer o Campeonato Espanhol duas vezes como treinador do Atlético de Madrid. O primeiro campeonato aconteceu em 2013/14, quando a equipe da capital teve de ir ao Camp Nou na última rodada para evitar uma derrota, o que aconteceu após o gol de cabeça marcado por Diego Godín, garantindo um empate em 1 a 1 contra o Barcelona. O Atleti de Simeone também terminou em primeiro lugar neste ano, conquistando o título com uma vitória de 2 a 1 contra o Real Valladolid, dando ao clube seu 11º título da liga nacional.

Recordes atrás de recordes


Durante sua trajetória pelos Colchoneros, o argentino quebrou alguns recordes e atingiu vários marcos.

Uma vitória por 2 a 1 sobre o Athletic Bilbao em março de deste ano foi sua 309ª no comando da equipe, o que o fez ultrapassar o lendário Luis Aragonés e se tornar o treinador do Atlético com mais vitórias na história. Com 551 jogos à frente do time, Simeone também está se aproximando do recorde de Aragonés de 612 partidas pelo Atlético de Madrid, podendo alcançar esta marca na próxima temporada.

A nível nacional, Simeone já é o treinador com mais jogos consecutivos em um clube da La Liga, ficando atrás apenas de Miguel Muñoz, que acumula 417 partidas pelo Real Madrid.

Transição na Europa


Além dos troféus e dos recordes, Simeone conseguiu transformar o Atlético de Madrid em um frequente participante da Liga dos Campeões, conquistando quatro títulos europeus sob seu comando, além de duas finais de Champions.

O treinador colocou o Atleti no top 10 do ranking de clubes da Uefa, algo que era impensável quando ele assumiu a posição.

Ele fala abertamente sobre o crescimento do clube e a evolução ano após ano que está acontecendo também fora de campo, principalmente com a mudança do antigo estádio Vicente Calderón para o novo Wanda Metropolitano.

Conteúdo Patrocinado