Palmeiras se especializou em derrubar tabus para chegar ao título do Brasileirão - Gazeta Esportiva
Edoardo Ghirotto
São Paulo
11/27/2016 18:55:56
 

O Palmeiras se notabilizou em 2016 como um especialista em quebrar tabus. Só nesta edição do Campeonato Brasileiro foram três marcas negativas que o time dirigido por Cuca derrubou. As vítimas do campeão nacional foram o Sport, Internacional e Atlético-PR.

O mais importante tabu quebrado nesta temporada foi justamente a conquista do título brasileiro, sacramentada neste domingo com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, no estádio Palestra Itália. O Verdão não conquistava o campeonato desde 1994, quando levantou a taça diante do Corinthians.

Em campo, a primeira marca negativa que o Palmeiras derrubou foi contra o Sport. O time, que não vencia na Ilha do Retiro desde 2009, contou com os gols de Erik, Gabriel Jesus e Cleiton Xavier para superar os pernambucanos por 3 a 1 – Gabriel Xavier marcou o gol do Leão. A partida foi válida pela 13ª rodada do Brasileirão.

Um novo tabu seria aniquilado pelo Palmeiras na 15ª rodada. O time visitou o Internacional, no Beira-Rio, e saiu vencedor com um gol de Erik. O Verdão estava há 19 anos sem triunfar no estádio gaúcho. A última vitória havia sido um 1 a 0, com gol do lateral esquerdo Wagner, em 6 de dezembro de 1997.

Na abertura do segundo turno (20ª rodada), o Palmeiras voltou a surpreender e derrotou o Atlético-PR na Arena da Baixada. A equipe contou com um gol do zagueiro Vitor Hugo e uma atuação de destaque do goleiro Jailson para vencer por 1 a 0. O time estava desde 2008 sem triunfar no estádio paranaense.

Outras vitórias conquistadas neste ano também encerraram longevos tabus. No Paulistão, o Palmeiras voltou a vencer o Corinthians no Pacaembu depois de quase 21 anos. O atacante Dudu marcou o gol do triunfo por 1 a 0, que ainda teve o goleiro Fernando Prass defendendo um pênalti de Lucca.

O Palmeiras também se agigantou diante do Fluminense, que detinha até o ano passado uma marca de nove jogos sem perder para o Verdão. No ano passado, o time eliminou o rival da Copa do Brasil e venceu nos dois turnos do Brasileirão. O time voltou a repetir o desempenho e conquistou duas vitórias por 2 a 0 nesta edição do campeonato.

Tabus mantidos – Apesar de ter sepultado diversas marcas negativas neste ano, o Palmeiras não conseguiu encerrar dois incômodos tabus no Brasileiro.

Na 21ª rodada, o clube empatou por 2 a 2 com a Ponte Preta e continuou sem superar a equipe de Campinas no Palestra Itália. A Macaca é o único time que derrotou o Palmeiras em mais de uma ocasião na arena.

O Verdão também não conseguiu interromper uma série negativa contra o Atlético-MG. A equipe já está há mais de cinco anos sem conquistar uma vitória diante dos mineiros. No Brasileirão, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 no primeiro turno, no Palestra Itália, e empatou por 1 a 1 no Independência.



×