Corinthians completa 112 anos nesta quinta-feira com "promessa" de VP - Gazeta Esportiva
Corinthians completa 112 anos nesta quinta-feira com "promessa" de VP

Corinthians completa 112 anos nesta quinta-feira com "promessa" de VP

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

01/09/2022 às 06:00

São Paulo, SP

No dia 1º de setembro de 1910, às 20h30, nascia o Sport Club Corinthians Paulista. Nesta quinta-feira, portanto, o clube do Parque São Jorge comemora 112 anos de títulos e conquistas, além de uma legião de torcedores apaixonados.

O primeiro troféu conquistado pelo Timão aconteceu poucos anos depois, no Paulista de 1914, com uma equipe formada por Aristides, Fúlvio e Casemiro González; Police, Bianco e César Nunes; Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco.

Já o último título na grande lista de troféus foi em 2019, no Estadual, tornando-se tricampeão após 80 anos. Na decisão, o Alvinegro venceu o São Paulo, na Arena Corinthians, e levantou o seu 30º campeonato estadual.

No meio do caminho, foram inúmeras conquistas, com as principais sendo os Mundiais de Clubes (2000 e 2012), a Libertadores (2012), os sete Campeonatos Brasileiros (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017), as três Copas do Brasil (1995, 2002 e 2009), além dos 30 Paulistas, cinco Rio-São Paulo e outros, além das categorias de base.

' href='https://static.gazetaesportiva.com/uploads/imagem/2022/09/01/agenciacorinthians-foto-194638-1024x719.jpg' data-thumb='https://static.gazetaesportiva.com/uploads/imagem/2022/09/01/agenciacorinthians-foto-194638-1024x719.jpg'>


Atual temporada


Em 2022, o Corinthians voltou a chegar a uma fase de quartas de final de Libertadores após dez anos. A equipe acabou eliminada pelo Flamengo após perder por 2 a 0 na Arena (a primeira derrota em seus domínios em seis meses) e 1 a 0 no Maracanã. Antes, caiu nas semifinais do Paulistão para o São Paulo.

Por outro lado, o time continua firme nas duas competições restantes. No Campeonato Brasileiro, é o quarto colocado na tabela, com 42 pontos, oito atrás do líder Palmeiras. É o único a ter ficado entre os quatro primeiros em toda a disputa até aqui, na 24ª rodada.

Na Copa do Brasil, o Timão passou por Portuguesa-RJ, Santos e Atlético-GO para chegar até as semifinais. Contra o Fluminense, empatou por 2 a 2 na ida, no Maracanã, e recebe o Tricolor no dia 15 de setembro, na Neo Química Arena, para definir quem irá para a grande final.

Falando em Arena, o público em Itaquera tem sido muito bom em 2022. Para se ter uma ideia, em plena segunda-feira, em jogo contra o RB Bragantino e um frio de 10 graus, quase 37 mil pessoas foram ver o clube. Outra ferramenta que aproximou o clube da torcida foi o aplicativo Universo SCCP.


Vítor Pereira


No início do ano, ainda com Sylvinho no comando, as projeções do clube não passavam nem perto disso. Com a queda do treinador e a chegada do português Vítor Pereira, muita coisa mudou. Jogadores saíram (o último deles o meio-campista Willian) e outros chegaram (o trio Balbuena, Fausto Vera e Yuri Alberto, além do retorno de Bruno Méndez), e o calendário tem sido o principal obstáculo do profissional.

VP não prometeu nenhum presente, mas disparou: “O que posso prometer é paixão total, compromisso, trabalhar, dar o melhor de mim, do meu estafe em prol do clube, da equipe. Não posso prometer mais nada, apenas isso”.

Desde que chegou ao comando do Corinthians, esteve à frente (ele ou sua comissão) em 47 jogos, com 20 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. A equipe é, atualmente, a melhor mandante do Brasileirão no quesito defensivo: em 12 jogos disputados, apenas quatro gols sofridos.

Além disso, alguns nomes passaram por evolução, caso de Du Queiroz, titular praticamente em todos os duelos. Róger Guedes e Renato Augusto também vivem um bom momento e a chegada de Fausto Vera, um pedido particular do técnico, agrada bastante, além de ter potencial numa futura venda.

O treinador também aplicou o sistema de rodízio e tem conseguido manter a equipe competitiva mesmo com alto número de desfalques em alguns momentos. Na última semana, ele completou seis meses no comando da equipe e brincou que já parecia três anos que estava no clube.

Ele, de fato, tem vivido o ambiente, com quase toda a torcida ao seu lado, que sempre é enaltecida, seja por seu comparecimento, seja pelo apoio nos 90 minutos:

“Primeiro agradecer essas pessoas todas que vieram, com esse frio, numa segunda-feira à noite, não é fácil, mas essa paixão pelo Corinthians é algo que, de fato, enche, enche de energia, vai para o campo", finalizou.

Tem ido ao campo há 112 anos. E contando!

Conteúdo Patrocinado

Veja também