Análise: Palmeiras transforma recordes em cotidiano e retoma liderança do Brasileirão - Gazeta Esportiva
Análise: Palmeiras transforma recordes em cotidiano e retoma liderança do Brasileirão

Análise: Palmeiras transforma recordes em cotidiano e retoma liderança do Brasileirão

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/06/2022 às 06:00 • Atualizado: 13/06/2022 às 08:58

São Paulo, SP

Por Marina Bufon

O Palmeiras, que não vencia há 25 anos no estádio Couto Pereira, em Curitiba, foi o Palmeiras de Abel Ferreira e, com 2 a 0 no placar em cima do Coxa, deixou para trás mais um tabu.

A equipe, escalada da mesma forma que contra o Botafogo na goleada por 4 a 0, esteve praticamente quase todo o primeiro tempo no campo de ataque, sendo mais agudo pelo lado direito, na triangulação entre Marcos Rocha, Gustavo Scarpa e Dudu.

Quando a defesa adversária parecia ter se acertado por ali, em uma cobrança curta de escanteio, o camisa 7 conseguiu abrir o placar em um belo chute de fora da área. Pouco depois disso, Marcos Rocha precisou ser substituído após sentir a coxa, aparentemente. Foram apenas 29 minutos em campo, mas o lateral deu uma assistência e foi muito bem pelo lado defensivo.

O Verdão ainda teve outras chances de gol (foram dez finalizações, quatro certas), a mais perigosa novamente com Dudu, após toque de calcanhar de Rony. Do outro lado, Weverton mal encostou na bola, já que a linha de quatro à sua frente não permitia qualquer infiltração - foram quatro finalizações, todas para fora.




Na segunda etapa, depois de uma paralisação de seis minutos causada, novamente, por bárbaros travestidos de torcedores do lado de fora do estádio, o jogo continuou o mesmo, ainda que um pouco mais de agressividade dos donos da casa, que fizeram Weverton trabalhar em duas oportunidades de forma mais clara. No meio disso, porém, Rony já havia ampliado o marcador.

O Palmeiras ainda balançou as redes duas vezes, com impedimentos corretamente marcados. Alguns reclamaram de pênalti para o Coritiba, após mão na bola dentro da área, mas nada foi marcado. Thonny Anderson foi expulso por entrada dura em Rony.

Além do tabu quebrado, de 25 anos (desde 1997!) sem vencer o Coritiba em seu estádio, outros números mostram que recordes viraram cotidiano neste Palmeiras. O clube continua o único sem perder fora de casa neste Brasileirão e ainda derrotou o time que ainda não tinha perdido em casa nesta temporada (15 jogos!).

Agora, são 17 partidas, em todas as competições que disputa, sem perder, com seis jogos seguidos sem tomar gols no Campeonato Brasileiro - aliás, é um dos únicos quatro times que tomam menos de um gol por partida na competição (0,4 por jogo).

Com a primeira colocação na tabela, é o primeiro em aproveitamento (67%), primeiro em aproveitamento fora de casa (73%), primeiro em mais gols (19), primeiro em menos gols sofridos (cinco), primeiro em mais finalizações para sofrer um gol (27), primeiro em menos passes para finalizar (27,3) e, por fim, o primeiro em dribles (76). O primeiro.

Abel está certo em não saber quando o time vai "quebrar". Ninguém sabe. Pode ser amanhã ou depois, mas, de certo, os números (e títulos e recordes e tabus) estão aí para mostrar que, durante um bom tempo, o Palmeiras foi "o primeiro", mesmo em jogos que "não valiam nada".

Conteúdo Patrocinado