Romário e Pelé se rendem ao "mestre" Cruyff; Beckenbauer diz ter perdido irmão - Gazeta Esportiva
Romário e Pelé se rendem ao "mestre" Cruyff; Beckenbauer diz ter perdido irmão

Romário e Pelé se rendem ao "mestre" Cruyff; Beckenbauer diz ter perdido irmão

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/03/2016 às 12:35 • Atualizado: 24/03/2016 às 16:18

São Paulo, SP

(Foto: Josep Lago/AFP)
A morte de Cruyff causou comoção entre os jogadores do Barcelona e atletas aposentados (Foto: Josep Lago/AFP)


Jogadores aposentados e em atividade recorreram às redes sociais para homenagear o ídolo Johan Cruyff, morto nessa quinta-feira, aos 68 anos, vítima de um câncer de pulmão. O ex-atacante Romário, que foi dirigido pelo holandês no período em que defendeu o Barcelona, afirmou que "ele foi, sem dúvida, o melhor treinador que tive". "Seus ensinamentos serão eternos na minha vida", acrescentou.

Segundo Romário, hoje senador pelo PSB-RJ, Cruyff "sabia como poucos valorizar e explorar o que cada membro da sua equipe tinha de melhor". "Ele também era uma pessoa justa. Lembro que sofria um pouco pela distância de casa. Naquela época, eu era o único jogador do Barcelona de fora da Europa. Ele, então, me concedia alguns dias a mais de folga para que eu pudesse descansar em casa", disse o ex-atacante, que vestiu a camisa do Barcelona em 1993 e 1994.

Pelé também deixou suas condolências ao holandês. Em postagem nas redes sociais, o Rei disse que Cruyff "foi um grande jogador e treinador, que deixa um legado muito importante para a nossa família do futebol".  "Perdemos um grande homem. Que possamos continuar dando continuidade ao seu exemplo de excelência", completou.

Franz Beckenbauer, ídolo do futebol alemão, ficou surpreso com a morte de Cruyff. "Estou chocado. Johan Cruyff está morto. Ele não era só um grande amigo, mas também um irmão para mim", disse o ex-zagueiro. Ruud Gullit, um dos grandes nomes do futebol holandês, também ficou chocado com a notícia. "Estou perplexo. Achei que ele estava se recuperando. A Holanda perdeu um rosto conhecido no mundo. Ele colocou nosso futebol no mapa. E para a minha própria carreira ele foi decisivo", declarou.

Ex-presidente da Uefa, o francês Michel Platini disse que "hoje o futebol perdeu um de seus melhores jogadores e um de seus embaixadores". "Estou muito triste porque Johan foi meu herói de infância, um ídolo e um amigo. Eu sentirei muitas saudades dele. Meus pensamentos estão com seus familiares e eu os envio amor", acrescentou o ex-dirigente, banido do futebol por seis anos por corrupção.

O inglês Bobby Charlton afirmou que se sente "orgulhoso por ter conhecido Johan". "Ele foi um daqueles grandes futebolistas que te deixavam excitado toda vez que pegava a bola e começava a jogar. O tipo de futebol que ele jogou mudou o futebol e ainda impacta o esporte hoje", declarou. O francês Marcel Desailly, campeão da Copa do Mundo de 1998, disse que "hoje é um dia muito triste, pois perdemos uma verdadeira lenda do futebol".

Jogadores do Barcelona, clube pelo qual Cruyff se consagrou como jogador e técnico, também prestaram as suas homenagens. "Outra lenda nos deixou hoje", disse o argentino Lionel Messi. "Muito obrigado por tudo que fez ao futebol, ao Ajax e ao Barcelona", afirmou o uruguaio Luis Suárez. "É um dia triste não só para o Barcelona, mas para o futebol mundial e para todos que viram a influência de Cruyff nesse esporte. É uma perda gigantesca", declarou o meia espanhol Andrés Iniesta.

Conteúdo Patrocinado