Fernando Marchiori elogia trabalho da Portuguesa e acredita no retorno do clube à elite
Pedro Guedes - São Paulo,SP
04/12/20 | 14:45
Nesta sexta-feira, a live da Gazeta Esportiva no Instagram recebeu o técnico Fernando Marchiori, da Portuguesa. O jovem treinador, de 41 anos, contou sobre o momento vivido pela Lusa e todo o processo de reconstrução, que se fez necessário após os rebaixamentos vividos em anos anteriores.
“A Portuguesa vem numa reconstrução. Desde que o presidente assumiu no ano passado vem passando por umas reformas boas. Fazia muitos anos que não vivia o que está vivendo hoje, tanto a nível administrativo quanto desportivamente. Estamos resgatando as ambições, aquele frio na barriga, aquela sensação gostosa de brigar por algumas coisas e para levar a Portuguesa para o lugar onde ela tem que estar. Separou o futebol do social, antes tinha problemas de salários e isso não acontece mais, o clube cumpre em dia com as suas obrigações. E isso vai refletindo dentro de campo também e tenho certeza que se der sequência nisso, brevemente a Lusa vai voltar para o cenário nacional forte e sólida, por reconstruir todos esses aspectos”.
Ver essa foto no Instagram
Normalmente, um time tem o apoio apenas de sua torcida. Não é o caso do clube do Canindé. A Lusa sempre teve algo especial e um carinho enorme de todos os torcedores da própria cidade de São Paulo, até quando disputava divisões superiores do futebol brasileiro e paulista. Marchiori comentou esta relação, e também contou porque aceitou o desafio de assumir o time.
“Costumo dizer que a Portuguesa tem algo diferente. O carisma de todos para com ela é maravilhoso e isso só nos motiva. Eu sou um ex-atleta formado aqui dentro. Então quando tive o convite nos acertamos muito rápido. Acho que eu tinha uma oportunidade e um dever, por tudo que a Portuguesa vinha passando, que eu escutava de longe. Então imediatamente me coloquei à disposição. É um trabalho árduo, muito difícil, mas ao mesmo tempo muito prazeroso. Todos que trabalham com a gente são pessoas que lutam, torcem e amam esse clube. A vontade de ver a Lusa de novo forte unida à paixão, é uma coisa muito gostosa. Então está sendo bem trabalhoso, mas muito gratificante”.
Uma das perguntas mais feitas pelos espectadores da live foi em relação ao retorno do clube às principais divisões, em especial a Série A do Campeonato Brasileiro. O professor disse que, se mantido o trabalho que tem sido feito, crê que isso aconteça de forma natural em pouco tempo.
“Acho que se der sequência no trabalho, independente se comigo ou não, com certeza a Portuguesa, em breve, retornará. Tenho certeza disso. Porém, não pode parar no meio do caminho, mudar a rota do que está sendo feito na reconstrução. Voltando à profissionalização, como está sendo feito, brevemente voltará, naturalmente”.
A Lusa enfrentará o Água Santa nas quartas-de-final da Copa Paulista. Logo mais, às 19h, se inicia o Conselho Técnico da FPF que definirá as datas e horários dos dois confrontos, por ter melhor campanha na competição, a Lusa faz o jogo de volta no Canindé.
— Portuguesa (de🏡) (@Lusa_Oficial) December 3, 2020
Esta não é a primeira vez que Fernando Marchiori se destaca. Com apenas cinco anos de carreira, já soma seis títulos e é muito querido por todos os clubes em que passou. Sobre a chance de ganhar maior destaque nacionalmente, o treinador acredita que o trabalho na Portuguesa lhe dá esta oportunidade, entretanto, também vislumbra a possibilidade de crescer junto com o clube, levando-o ao patamar de onde nunca deveria ter saído.
“Acho que a camisa da Portuguesa é muito. Um bom trabalho aqui te alavanca para muitas outras coisas. Por ser o centro que é, querido por todos. Isso é muito forte. Mas muitas vezes a gente pensa assim, outros clubes, outras oportunidades. Mas porque não uma contramão? Você crescer dentro do próprio clube, conquistar coisas e trazer de volta para o cenário também, se solidificando cada vez mais”.
Deixe seu comentário