Fernando Marchiori elogia trabalho da Portuguesa e acredita no retorno do clube à elite

Pedro Guedes - São Paulo,SP

04-12-2020 14:45:00

Nesta sexta-feira, a live da Gazeta Esportiva no Instagram recebeu o técnico Fernando Marchiori, da Portuguesa. O jovem treinador, de 41 anos, contou sobre o momento vivido pela Lusa e todo o processo de reconstrução, que se fez necessário após os rebaixamentos vividos em anos anteriores.

“A Portuguesa vem numa reconstrução. Desde que o presidente assumiu no ano passado vem passando por umas reformas boas. Fazia muitos anos que não vivia o que está vivendo hoje, tanto a nível administrativo quanto desportivamente. Estamos resgatando as ambições, aquele frio na barriga, aquela sensação gostosa de brigar por algumas coisas e para levar a Portuguesa para o lugar onde ela tem que estar. Separou o futebol do social, antes tinha problemas de salários e isso não acontece mais, o clube cumpre em dia com as suas obrigações. E isso vai refletindo dentro de campo também e tenho certeza que se der sequência nisso, brevemente a Lusa vai voltar para o cenário nacional forte e sólida, por reconstruir todos esses aspectos”. 

Normalmente, um time tem o apoio apenas de sua torcida. Não é o caso do clube do Canindé. A Lusa sempre teve algo especial e um carinho enorme de todos os torcedores da própria cidade de São Paulo, até quando disputava divisões superiores do futebol brasileiro e paulista. Marchiori comentou esta relação, e também contou porque aceitou o desafio de assumir o time.

“Costumo dizer que a Portuguesa tem algo diferente. O carisma de todos para com ela é maravilhoso e isso só nos motiva. Eu sou um ex-atleta formado aqui dentro. Então quando tive o convite nos acertamos muito rápido. Acho que eu tinha uma oportunidade e um dever, por tudo que a Portuguesa vinha passando, que eu escutava de longe. Então imediatamente me coloquei à disposição. É um trabalho árduo, muito difícil, mas ao mesmo tempo muito prazeroso. Todos que trabalham com a gente são pessoas que lutam, torcem e amam esse clube. A vontade de ver a Lusa de novo forte unida à paixão, é uma coisa muito gostosa. Então está sendo bem trabalhoso, mas muito gratificante”. 

Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Uma das perguntas mais feitas pelos espectadores da live foi em relação ao retorno do clube às principais divisões, em especial a Série A do Campeonato Brasileiro. O professor disse que, se mantido o trabalho que tem sido feito, crê que isso aconteça de forma natural em pouco tempo.

“Acho que se der sequência no trabalho, independente se comigo ou não, com certeza a Portuguesa, em breve, retornará. Tenho certeza disso. Porém, não pode parar no meio do caminho, mudar a rota do que está sendo feito na reconstrução. Voltando à profissionalização, como está sendo feito, brevemente voltará, naturalmente”. 

Esta não é a primeira vez que Fernando Marchiori se destaca. Com apenas cinco anos de carreira, já soma seis títulos e é muito querido por todos os clubes em que passou. Sobre a chance de ganhar maior destaque nacionalmente, o treinador acredita que o trabalho na Portuguesa lhe dá esta oportunidade, entretanto, também vislumbra a possibilidade de crescer junto com o clube, levando-o ao patamar de onde nunca deveria ter saído.

“Acho que a camisa da Portuguesa é muito. Um bom trabalho aqui te alavanca para muitas outras coisas. Por ser o centro que é, querido por todos. Isso é muito forte. Mas muitas vezes a gente pensa assim, outros clubes, outras oportunidades. Mas porque não uma contramão? Você crescer dentro do próprio clube, conquistar coisas e trazer de volta para o cenário também, se solidificando cada vez mais”.

Deixe seu comentário