João Fonseca planeja futuro no profissional e se vê "mais forte" - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Campeão do US Open, brasileiro João Fonseca planeja futuro no profissional e se vê "muito mais forte"

Campeão do US Open, brasileiro João Fonseca planeja futuro no profissional e se vê "muito mais forte"

Gazeta Esportiva

Por Diogo Yamada

11/09/2023 às 15:18

São Paulo, SP

No último sábado, um brasileiro subiu no pódio do US Open e conquistou um título de Grand Slam juvenil. O tenista João Fonseca derrotou o americano Learner Tien, por 2 sets a 1, e assumiu a primeira posição no ranking mundial.

Em entrevista à Gazeta Esportiva, João revelou os planos para jogar profissionalmente em 2024 e projetou a transição para a nova etapa da carreira. O brasileiro de 17 anos já está no 656º lugar no ranking do ATP profissional.

"A transição é mais natural. Com certeza você deve incluir o amadurecimento, tem que se dedicar muito mais. O pessoal é muito preparado, a galera é muito melhor fisicamente e mais velha. Esse ano eu me exigi muito fisicamente. Eu me lesionava muito, tinha um físico fraco. Me sinto agora que estou muito mais forte, conseguindo resistir muito mais durante os jogos e isso me ajuda mentalmente também", disse João Fonseca.

O jovem carioca se tornou o terceiro brasileiro a conquistar um título de Grand Slam juvenil. Antes dele, Thiago Wild no US Open de 2018 e Tiago Fernandes no Australian Open em 2010. O último não chegou a jogar profissionalmente, após ter a carreira atrapalhada por lesões.



"O físico é uma das coisas que eu e minha equipe estamos mais trabalhando, com suplementos e acompanhamento nutricional. A transição é muito natural, mas acho que tenho que ter um preparo a mais, com certeza", acrescentou João.

Fonseca treina no Novo Rio Country Clube, na capital do Rio de Janeiro, e já era visto como uma das promessas do tênis nacional. No ano passado, conquistou a Copa Davis Juvenil e foi vice-campeão do Australian Open da categoria.

"Minha meta era terminar o ano no top-10, por conta dos wild cards, e consegui oito para challenges no ano que vem. Essa era uma das metas e estava pensando em mesclar no próximo ano entre juvenil e profissional, jogando somente em Grand Slam", revelou.

"Ainda não discuti com meu treinador, mas agora com essa vitória acredito que minha carreira no juvenil acabou. Tenho um trabalho feito já e com certeza vou ter muito mais confiança para essa transição ao profissional", completou João Fonseca.

Conteúdo Patrocinado