João Fonseca lembra lesão e tem interesse pelo tênis universitário - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Número 1 do mundo, João Fonseca lembra lesão no futebol e admite interesse pelo tênis universitário nos EUA

Número 1 do mundo, João Fonseca lembra lesão no futebol e admite interesse pelo tênis universitário nos EUA

Gazeta Esportiva

Por Diogo Yamada

12/09/2023 às 13:51

São Paulo, SP

Com a conquista do US Open juvenil no último sábado, o brasileiro João Fonseca assumiu a primeira posição do ranking mundial de tenistas com até 18 anos. Agora, o jovem planeja seu futuro no profissional, mas não descarta uma passagem pelo tênis universitário.

"Eu tenho falado com algumas universidades, mas eu quero deixar as duas portas abertas o máximo de tempo que eu conseguir, tanto a do profissional quanto a da universidade. Acho que seria uma experiência boa, passar 8 meses lá e depois partir para o tênis profissional, mas não quero decidir nada agora", disse João em entrevista à Gazeta Esportiva.

Aos 17 anos, o tenista carioca vê sua carreira no juvenil como encerrada. João Fonseca se tornou o terceiro brasileiro a conquistar um Grand Slam da categoria (antes dele, Tiago Fernandes em 2010, e Thiago Wild, em 2018) e já ocupa o 656º lugar no ranking do ATP.




"Vamos ver como as coisas ficam, se em julho do ano que vem eu estiver com um ranking bom, cabeça boa, eu sigo no profissional. Caso eu queira ter essa experiência da universidade, quero poder ir também, então deixo ambas abertas", acrescentou.

João começou a se destacar no cenário nacional com o título da Copa Davis juvenil representando o time brasileiro no ano passado e o vice-campeonato nas duplas no Australian Open.

Nascido no Rio de Janeiro, Fonseca treina no Novo Rio Country Clube e revelou a torcida pelo Flamengo. Apesar de ser um prodígio do tênis, o atleta começou jogando futebol.

"Eu era mais da escolinha de futebol do que do tênis. Até que eu tive uma lesão mais dura. Foi um tombo feio no futsal e coloquei na minha cabeça que o esporte era muito perigoso. Muito impacto. Aí eu segui focando no tênis e apaixonei pelo esporte. Não digo que eu jogo (futebol) mal, mas também não jogo bem", declarou João, de maneira bem-humorada.



Antes de encarar o tenista norte-americano Learner Tien na final do US Open juvenil, o brasileiro ocupava a sétima posição do ranking mundial, enquanto o adversário era o 13º. Em um duelo muito equilibrado, João começou perdendo o set, mas reagiu com um jogo agressivo, forçando erros de Tien e venceu a partida de virada, por 2 sets a 1.

"Pelo o que meu treinador me disse, sempre foi uma característica minha. Ele me conheceu quando eu tinha 11 anos, eu era um menino que jogava com boné pra trás e metia a mão na bola. Uma na tela, um winner, outra no pé da rede. Eu gostava de bater na bola independentemente de onde ela ia. Ele sempre falou que eu sou um dos caras mais corajosos", completou o tenista.

No momento, João Fonseca está na Dinamarca se preparando para treinar com a seleção brasileira principal na Copa Davis, nos dias 15 e 16 de setembro. Neste ano, o jovem deve disputar Challengers na América do Sul e a MEB Cup.

Conteúdo Patrocinado