Antes de ganhar Copa Rio, Palmeiras bateu Peñarol de Ghiggia no Estádio Centenário - Gazeta Esportiva
Antes de ganhar Copa Rio, Palmeiras bateu Peñarol de Ghiggia no Estádio Centenário

Antes de ganhar Copa Rio, Palmeiras bateu Peñarol de Ghiggia no Estádio Centenário

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

27/11/2021 às 05:00

São Paulo, SP

O Palmeiras entra em campo para decidir a Libertadores às 17 horas (de Brasília) deste sábado, contra o Flamengo, no Centenário. No mesmo estádio, meses antes de conquistar a histórica Copa Rio 1951, o time alviverde venceu o Peñarol, então defendido por Alcides Ghiggia, carrasco do Brasil no Mundial 1950.

Em dois amistosos disputados em abril de 1951, o Palmeiras empatou com o Peñarol (0 x 0) no Estádio do Pacaembu e ganhou no Centenário (2 x 1). O time alviverde contava com a base que conquistaria a Copa Rio, enquanto a equipe uruguaia tinha campeões mundiais como Obdulio Varela e Juan Alberto Schiaffino, além de Ghiggia.

Em 28 de abril de 1951, o técnico uruguaio Ventura Cambon escalou o Palmeiras com o seguinte time para enfrentar o Peñarol: Oberdan; Salvador e Juvenal; Waldemar Fiúme, Luiz Villa e Dema; Lima, Aquiles, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues.

Contracapa do jornal A Gazeta Esportiva (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Lima, Jair Rosa Pinto e Schiaffino marcaram os gols da partida. Em sua edição de 30 de abril de 1951, o jornal A Gazeta Esportiva titulou “Vitorioso o Palmeiras em Montevidéu!” e informou que o comportamento do time visitante diante de alguns dos campeões mundiais foi a chave do triunfo.

“A vitória do XI esmeraldino em muito se deve à conduta dos seus jogadores em campo, já que, tecnicamente, não chegou a se completar. Todavia, soube o quadro de Oberdan, nos minutos mais crusciantes, fazer valer a sua tradicional fibra e alto espírito de luta”, descreveu o diário.

A vitória sobre o time de Obdulio Varela, Juan Alberto Schiaffino e Alcides Ghiggia rendeu ao Palmeiras a Taça Peñarol. Menos de três meses depois, com a mesma base, o Palmeiras empatou com a Juventus no Estádio do Maracanã e conquistou a histórica Copa Rio 1951.

Conteúdo Patrocinado