Dinei talismã e Marcelinho goleador: Corinthians conquistava bi Brasileiro há 24 anos - Gazeta Esportiva
Dinei talismã e Marcelinho goleador: Corinthians conquistava bi Brasileiro há 24 anos

Dinei talismã e Marcelinho goleador: Corinthians conquistava bi Brasileiro há 24 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/12/2022 às 07:00

São Paulo, SP

Há exatos 24 anos, o Corinthians vencia o Cruzeiro por 2 a 0, em um Morumbi lotado, e conquistava seu segundo Campeonato Brasileiro da história, com gols marcados por Edílson e Marcelinho Carioca. Nos dois jogos anteriores, as equipes haviam empatado.

O bi veio em 23 de dezembro de 1998, com um timaço comandado por Vanderlei Luxemburgo, com nomes, além dos já citados, como Gamarra, Ricardinho, Vampeta e Rincón.

No total, foram 57 gols em 32 jogos disputados, sendo que Marcelinho foi responsável por 19 deles, sagrando-se o vice-artilheiro da competição e tendo marcado nas três partidas da decisão.

Dinei também foi determinante: ele balançou as redes na partida inicial das finais e, na última, saiu do banco de reservas e deu passes para os colegas de time ficarem na cara do gol. Do elenco, o jogador era o único que havia defendido o Corinthians no título de 90.

Finais


Pela primeira vez na história, as partidas das fases finais (quatas em diante) seriam disputadas em sistema de playoffs, ou seja, com a vantagem do empate nos três jogos ao clube de melhor campanha, sendo o primeiro duelo disputado fora e os dois últimos em casa.



Depois de passar por Grêmio e Santos nas quartas e semifinais, respectivamente, foi a vez de enfrentar o Cruzeiro de Levir Culpi. As equipes empataram em 2 a 2 e 1 a 1 e levaram para o terceiro e derradeiro compromisso a decisão pelo título.

Para se chegar até o Morumbi naquela antevéspera de Natal, foi preciso paciência: o trânsito na cidade estava acima do normal, com mais de 130 quilômetros de congestionamento.

Depois de um primeiro tempo sem gols, o que já garantia a taça para o Timão, o "talismã" Dinei saiu do banco de reservas e deu duas assistências, a primeira para Edílson e a segunda para Marcelinho. 2 a 0 e festa da Fiel torcida.

FICHA TÉCNICA


Corinthians 2 x 0 Cruzeiro-MG

Data: 23 de dezembro de 1998
Local: estádio do Morumbi
Público: 57.230 pagantes
GOLS: Edílson aos 25 e Marcelinho aos 35 do 2º Tempo.

CORINTHIANS: Nei, Índio, Batata (Cris), Gamarra e Silvinho; Ricardinho (Amaral), Vampeta, Rincón e Marcelinho; Edílson e Mirandinha (Dinei). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CRUZEIRO: Dida, Gustavo (Alex Alves), Marcelo, João Carlos e Gilberto; Valdir (Marcelo Ramos), Ricardinho (Caio), Valdo e Djair; Muller e Fábio Júnior. Técnico: Levir Culpi.




Conteúdo Patrocinado