Nadal e López derrubam especialistas romenos e faturam ouro nas duplas - Gazeta Esportiva
Nadal e López derrubam especialistas romenos e faturam ouro nas duplas

Nadal e López derrubam especialistas romenos e faturam ouro nas duplas

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/08/2016 às 21:53 • Atualizado: 12/08/2016 às 22:15

São Paulo, SP

Nadal e López derrubaram a dupla de romenos Tecau e Mergea na final de duplas masculinas (Foto: Javier Soriano/AFP)
Nadal e López festejam vitória sobre a dupla de romenos Tecau e Mergea na final de duplas masculinas (Foto: Javier Soriano/AFP)


Rafael Nadal e Marc López garantiram mais uma medalha de ouro para a Espanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Disputando a chave de duplas masculinas, os espanhóis derrotaram a dupla de especialistas Florin Mergea e Horia Tecau, da Romênia, por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 3/6 e 6/4, faturando o título olímpico.

Este é o segundo ouro em Olimpíadas da carreira de Nadal. O Touro Miúra já havia subido ao local mais alto do pódio em Pequim 2008, quando derrotou o chileno Fernando González no simples. Nesta edição de duplas, o bronze ficou com a dupla americana Steve Johnson e Jack Sock.

Nadal ainda poderá conquistar o bicampeonato de simples no torneio realizado no Rio. O tenista, atual número quatro do ranking mundial, enfrentará o argentino Juan Martín Del Potro nas semifinais, em duelo marcado para este sábado, logo após a disputa da outra chave, entre o atual campeão Andy Murray e o japonês Kei Nishikori (às 12h).

No primeiro set, a dupla espanhola foi precisa em fechar os espaços contra os romenos. Nadal e López começaram forçando o Mergea e Tecau a salvarem dois break points. Porém, a primeira quebra veio no quinto game, com tranquilidade, 40-0. Os espanhóis assumiram a liderança no placar, 4/2.

Em um apagão romeno, López e Nadal venceram nada menos que cinco games consecutivos, efetuando mais uma quebra de saque, desta vez no sétimo game. Na sequência, sacando para o set, os espanhóis levaram a primeira parcial, fechando em 6/2.

No retorno à quadra, os especialistas em duplas trabalharam para buscar o empate. O set foi equilibrado, mas Tecau e Mergea quebraram a dupla espanhola em uma única oportunidade, no quarto game. Suficiente para administrar o resultado favorável, e encerrar a parcial em 6/3, após salvar três chances de devolução.

O último set foi recheado de emoção. Após um breve equilíbrio, a dupla romena conquistou a primeira quebra, deixando o placar em 4/3. Nadal e López não deixaram que a vantagem aumentasse, devolvendo o break na sequência e empatando em 4/4.

Os espanhóis não perderam o game seguinte, assumindo os 5/4. Na prova de fogo, onde López e Nadal apenas precisavam de uma quebra para fechar a partida e assegurar o ouro olímpico, a vitória veio. A dupla conseguiu dois match points, salvos por Mergea e Tecau. Com a vantagem, os representantes da Espanha contaram com um erro no smash final romeno, que sacramentou a vitória eletrizante da dupla.

Conteúdo Patrocinado