Com clima favorável e queda nos casos, Rio 2016 crê em baixo risco de zika - Gazeta Esportiva
Com clima favorável e queda nos casos, Rio 2016 crê em baixo risco de zika

Com clima favorável e queda nos casos, Rio 2016 crê em baixo risco de zika

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/06/2016 às 18:04

São Paulo, SP

(Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento)
Zika vírus tem despertado medo nos participantes e turistas dos Jogos (Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento)


Nesta terça-feira, autoridades médicas do Comitê Rio 2016 deram uma boa notícia para turistas e atletas que estarão no Rio de Janeiro para disputa das Olimpíadas e Paralimpíadas. Segundo especialistas, o número de casos de pessoas infectadas com o zika vírus vem caindo, e a incidência pode baixar ainda mais em agosto e setembro, data do início dos Jogos.

Além da queda da incidência de pessoas picadas pelo Aedes aegypti, as Olimpíadas acontecerão em agosto, que está propenso a um inverno seco, o que dificulta a proliferação do mosquito.

“Os números de zika apresentaram boas quedas em abril. Os meses mais frios e secos reduzem a população de mosquitos, o que reduz o risco de infecções por mosquitos que já nascem com o vírus”, declarou o chefe médico do Comitê Rio 2016, João Grangeiro.

O que também anima a Comissão é a realização dos eventos-testes, visto que em nenhum dos 44 foi reportado casos de zika. Porém, o cuidado com a segurança dos participantes continua rígido, a fim de evitar que alguma pessoa seja infectada.

“Nossa missão é garantir que o Rio de Janeiro seja seguro para todos os atletas e para todas as festas e competições”, afirmou Mário Andrada, diretor-executivo de comunicação do Comitê Rio 2016.

Segundo pesquisa da Universidade de Cambridge, renomada instituição do Reino Unido, um ou dois turistas podem ser infectados pelo zika vírus durante a realização dos Jogos.

Conteúdo Patrocinado