Brasil conquista três medalhas na etapa do Chile no vôlei de praia - Gazeta Esportiva
Brasil conquista três medalhas na etapa do Chile no vôlei de praia

Brasil conquista três medalhas na etapa do Chile no vôlei de praia

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/02/2019 às 12:40

São Paulo, SP

O Brasil garantiu na tarde deste domingo (03) três medalhas – ouro, prata e bronze - na segunda etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2019, disputada em Coquimbo, no Chile. Na final totalmente brasileira, Tainá/Victoria levou o ouro, enquanto Carol Horta/Ângela ficou com a prata. No masculino, bronze de Jô/Léo Vieira, completando a presença do país no pódio da competição intercontinental.

Brasil conseguiu bons resultados na etapa chilena (Foto: Divulgação)


Tainá e Victoria garantiram a medalha de ouro ao vencerem Carolina Horta e Ângela por 2 sets a 0 (21/19, 21/17) na decisão totalmente verde e amarela. O resultado mantém o Brasil na liderança isolada do ranking geral, com 400 pontos. Argentina e Colômbia aparecem em segundo, com 320 pontos. A campeã Tainá analisou o desempenho e fez um balanço do título com seis vitórias e nenhum set perdido.

“Viemos de uma etapa do Circuito Brasileiro em que não fomos tão bem, não atingimos nossa meta. E aqui no Sul-Americano conseguimos impor nosso ritmo, sem perdermos sets, e tudo isso fez com que fossemos crescendo até o final da competição. Sabíamos que a final seria um duelo complicado, os times brasileiros se conhecem muito, já havíamos jogado contra Carol e Ângela. Não tivemos um bom início, mas nos recuperamos através de bons saques, de boas defesas e muita comunicação em quadra. Acredito que foi o diferencial, nos entendermos para nos livrarmos dos momentos de dificuldade. Estamos felizes por essa medalha”.

Horas antes da decisão, pelas semifinais, Tainá e Victoria superaram as argentinas Ana Gallay/Pereira por 2 sets a 0 (21/13, 21/14), enquanto Carol Horta/Ângela venceu as colombianas Claudia e Andrea Galindo também por 2 a 0 (21/18, 21/18).

No naipe masculino, Jô e Léo Vieira ficaram com a medalha de bronze ao superarem os uruguaios Baldi e Hannibal por 2 sets a 1 (21/19, 21/23, 15/10). Pela manhã, a parceria do bloqueador paraibano e do defensor brasiliense acabou superada nas semifinais pelos primos chilenos Marco e Esteban Grimalt, por 2 sets a 0 (21/18, 21/18) mas se recuperaram pelo pódio. Jô fez um balanço da etapa, com cinco vitórias e apenas um revés em Coquimbo.

“É sempre muito importante manter o Brasil no pódio, são várias etapas e cada ponto é muito importante para o resultado final. Foi um campeonato bastante difícil, desde a fase de grupos, tivemos grandes times pelo caminho, inclusive do Brasil. Fomos crescendo durante o campeonato, tentei trazer a torcida para nosso lado, ano passado joguei aqui, fiz a final, sabia que seria importante”, disse Jô, que completou.

“O time uruguaio veio crescendo bastante ao longo da competição, fizeram ótimos jogos, inclusive contra duplas mais experientes. Mas tivemos calma, a torcida nos apoiou e Léo e eu tentamos nos ajudar nos momentos de dificuldade. É sempre uma honra grande representar o Brasil, ainda mais subindo ao pódio”, finalizou o paraibano. O Brasil aparece em terceiro lugar no ranking geral, com 320 pontos. O Chile lidera com 400 pontos.

Os pontos obtidos em cada etapa vão para o país, de acordo com a classificação final da melhor dupla de cada nação nos eventos. Ao final, os pontos são somados e o país na liderança do ranking é declarado campeão geral. Na primeira etapa da temporada, em São Francisco do Sul (SC), o Brasil conquistou a medalha de ouro no naipe feminino, com Josi/Neide (SC/AL), e a medalha de bronze, com Thiago/George (SC/PB).

O Circuito Sul-Americano contará em 2019 com cinco etapas regulares e dois torneios ‘Finals’, com maior pontuação e premiação, sendo um para o naipe masculino, e outro para o naipe feminino. Além de São Francisco do Sul, estão confirmadas etapas em Coquimbo (Chile), Lima (Peru), Brasília (DF) e Camaçari (Bahia). Os torneios ‘Finals’ serão em Resistência (Argentina), para o naipe feminino, e Brasil, em cidade à definir, no masculino.

Conteúdo Patrocinado