Arthur Nory e Caio Souza iniciam Copa do Mundo por aparelhos em busca de vaga olímpica - Gazeta Esportiva
Arthur Nory e Caio Souza iniciam Copa do Mundo por aparelhos em busca de vaga olímpica

Arthur Nory e Caio Souza iniciam Copa do Mundo por aparelhos em busca de vaga olímpica

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/02/2024 às 20:48

São Paulo, SP

A primeira etapa da Copa do Mundo por aparelhos de ginástica artística começa na próxima quinta-feira (15), em Cairo, no Egito. A competição será a última chance para os brasileiros Arthur Nory e Caio Souza, integrantes do Time Ajinomoto, garantirem uma vaga direta nos jogos Olímpicos de Paris-2024, em julho.

A ginástica artística masculina do Brasil já garantiu dois lugares na próxima Olimpíada: um com Diogo Soares, no individual geral, e outro para o país, obtido no último Mundial e ainda sem definição de nome. Pela Copa do Mundo de aparelhos, apenas mais um atleta terá direito a se classificar.

Arthur Nory falou sobre a pressão antes do campeonato. “É uma possibilidade de conquistarmos uma vaga nominal e aquele que conseguir o melhor ranking no seu aparelho estará nos Jogos. O atleta está acostumado a lidar com este tipo de situação desde sempre, por isso encaro como mais uma competição, não há um peso a mais por causa da vaga”, disse.

Para Caio Souza, que está recuperado de uma séria lesão no Tendão de Aquiles que o deixou parado desde junho do ano passado, o trabalho mental foi um componente a mais em sua preparação.

“Foi uma preparação bem intensa e meu tornozelo chega 100% para essas Copas. Por causa do calendário apertado, treinei forte em dezembro e só tive uma semana de recesso. Claro que serão competições com um peso diferente, por conta da classificação olímpica, mas para o que eu preciso fazer em cima dos aparelhos não muda nada, é a mesma coisa do que em qualquer prova”, contou.



As Copas do Mundo por aparelho (solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre a mesa, barras paralelas e barra fixa) serão compostas por quatro etapas: Cairo (de 15 a 18 de fevereiro), Cottbus, na Alemanha (de 22 a 25 de fevereiro), Baku, no Azerbaijão (de 7 a 10 de março) e Doha, no Qatar (de 17 a 20 de abril).

Ao final das quatro etapas, o pior resultado será descartado e os dois ginastas mais bem ranqueados em cada aparelho estarão classificados. No caso do Brasil, apenas uma vaga estará em disputa.

Conteúdo Patrocinado