"Futebol não tem gênero", diz integrante da primeira equipe de arbitragem feminina da Libertadores - Gazeta Esportiva
"Futebol não tem gênero", diz integrante da primeira equipe de arbitragem feminina da Libertadores

"Futebol não tem gênero", diz integrante da primeira equipe de arbitragem feminina da Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/05/2021 às 12:29

São Paulo, SP

A partida entre Defensa y Justicia e Independiente del Valle, a ser disputada nesta quinta-feira, será a primeira na história da Copa Libertadores com arbitragem inteiramente feminina.

As brasileiras Edina Alves e Neuza Back serão árbitra e assistente, respectivamente. As chilenas Cindy Nahuelcoy, assistente, e María Belén Carvajal, 4ª árbitra, também estão escaladas.

Além disso, a argentina Sabrina Lois foi designada como assessora de árbitros e a brasileira Ana Paula Oliveira, como assessora de vídeos. Desta forma, a equipe será 100% feminina.

“Esta designação é o resultado do trabalho físico e técnico constante que vem sendo realizado tanto na Fifa, Conmebol e em nossas federações com as mulheres nos últimos anos”, comentou Edina Alves sobre a decisão.

“Estamos convencidos de que, com as mulheres na arbitragem sul-americana, temos a chance de tornar nossas habilidades e condições visíveis, confirmando que o futebol não tem gênero, raça ou cor e que, através de nosso trabalho constante e perseverante, os estereótipos possam ser quebrados”, completa.

O brasileiro Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, também avaliou a situação: “É uma conquista genuína, baseada em uma excelente preparação física e capacitação técnica constante. É uma conquista obtida em campo.”

O confronto entre Defensa y Justicia e Independiente del Valle, pelo Grupo A, faz parte da última rodada da Libertadores. A partida ocorre nesta quinta-feira, às 19 horas (de Brasília). A equipe argentina, que joga em casa, já está classificada – ocupa a segunda posição, com quatro pontos a menos do que o Palmeiras. O time equatoriano briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.

Conteúdo Patrocinado