Mano reencontra Corinthians pela primeira vez no lado alviverde do Derby - Gazeta Esportiva
Mano reencontra Corinthians pela primeira vez no lado alviverde do Derby

Mano reencontra Corinthians pela primeira vez no lado alviverde do Derby

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/11/2019 às 11:00

São Paulo, SP

Atual técnico do Palmeiras, Mano Menezes disputará neste sábado seu primeiro Derby no lado alviverde do clássico. Com duas passagens e três títulos pelo Corinthians, o comandante reencontrará sua ex-equipe, precisando vencer para manter a perseguição ao Flamengo pelo título do Campeonato Brasileiro.

O técnico gaúcho marcou seu nome na história corintiana. No seu primeiro e mais longevo trabalho, Mano assumiu o Timão na Série B em 2008. Não só a equipe venceu com tranquilidade o título da segunda divisão e carimbou sua volta à elite do futebol brasileiro, como chegou à final da Copa do Brasil.

Ronaldo e Mano Menezes formaram uma dupla de sucesso no Corinthians(Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Na decisão, o Alvinegro foi derrotado pelo Sport, mas o desempenho foi mais que suficiente para manter o treinador, que em 2009, comandando Ronaldo, faturou o Campeonato Paulista, sobre o Santos, e a Copa do Brasil, contra o Internacional. Bem estabelecido no Timão, Mano só saiu do Alvinegro no segundo semestre de 2010 para assumir a Seleção Brasileira, após demissão de Dunga.

O trabalho na CBF durou cerca de dois anos; Mano ainda teve rápida passagem pelo Flamengo em 2013, até voltar ao Corinthians em 2014, para substituir Tite. A passagem de um ano não foi tão vencedora quanto a primeira. Após eliminação precoce no Paulista, o Timão terminou em 4º no Brasileiro e o gaúcho não teve seu contrato renovado.

(foto: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians)


A primeira passagem pelo Timão foi tão marcante que gerou até camisa. Quando o clube do Parque São Jorge disputava a Série B, o Corinthians passou a vender uma camiseta que dizia: "sou mano do Mano", com uma foto do treinador nas costas.

Enfrentando o Palmeiras como técnico do Alvinegro, Mano tem um retrospecto equilibrado. São duas vitórias, duas derrotas e quatro empates. No Pacaembu, palco do clássico deste sábado, o técnico passou invicto, com uma vitória - sua primeira no Derby, em janeiro de 2010 pelo Campeonato Paulista - e dois empates.

Chegada ao Palmeiras




A imagem ligada ao grande rival ajudou a alimentar antipatia de parte da torcida na chegada de Mano ao Palmeiras. Ainda antes da sua contratação ser confirmada, a Mancha Verde, principal torcida organizada do clube, se manisfestou com a campanha #ManoNao.

A partir do momento que os resultados começaram a surgir, as reclamações diminuíram. “Gostaria de lembrar as pessoas que estamos em 2019. Certas discussões, questões, fazem parte de um tempo um pouquinho mais para trás. O mundo está mais globalizado, todos nós notamos. À medida em que as coisas se tornam mais próximas, acontecem com muito mais naturalidade. Muitos profissionais já fizeram esse caminho, é só olhar a história dos clubes. Quero seguir a história dos profissionais que fizeram essa vinda com sucesso. As coisas ficam às vezes muito voltadas para a lenda. Já vi muita gente se referindo a isso de forma positiva”, disse o treinador em sua apresentação.



Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Pacaembu, com mando do Verdão, neste sábado às 19h (Brasília), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Patrocinado