Auxiliar de Abel revela plano para estreia de Endrick em goleada do Palmeiras: “Estava preparado” - Gazeta Esportiva
Auxiliar de Abel revela plano para estreia de Endrick em goleada do Palmeiras: “Estava preparado”

Auxiliar de Abel revela plano para estreia de Endrick em goleada do Palmeiras: “Estava preparado”

Gazeta Esportiva

Por Guilherme Goya

06/10/2022 às 22:34 • Atualizado: 06/10/2022 às 22:37

São Paulo, SP

Na goleada do Palmeiras sobre o Coritiba nesta quinta-feira, o grande destaque da noite foi a estreia do jovem Endrick, que entrou na vaga de Rony aos 22 minutos da segunda etapa, quando o Allianz Parque vibrou em festa. Com Abel Ferreira suspenso, coube ao auxiliar João Martins dar a oportunidade à joia palmeirense.

Depois da partida, o auxiliar técnico falou sobre o planejamento para a estreia de Endrick. O português relembrou todo o processo, citando a renovação contratual do atleta e o destaque nos treinos junto ao grupo de transição do sub-20 para o profissional.



“Ele não iniciou conosco, porque não tinha a parte contratual definida. A partir do momento que isso ficou resolvido, juntou-se ao grupo de jogadores que temos do sub-20. Tem muita qualidade, se esforça, faz o trabalho. Mas o grupo tem 24 jogadores, mais os do sub-20. Ele trabalhou muito para receber a oportunidade”, iniciou João Martins, que falou sobre o plano de jogo, e como a oportunidade surgiu para Endrick diante do Coritiba.

“Antes do jogo começar, temos planos definidos se a equipe estiver ganhando, se estiver perdendo, se for preciso defender mais um pouco, se estiver com um jogador a menos. Nesse plano, o Endrick está dentro ou não está dentro. O jogo tem uma história. Nós não conseguimos adivinhar se o Endrick vai ou não estrear neste jogo. Apareceu a oportunidade, e ele estava preparado para esta oportunidade, tem trabalhado para isso”, completou.




Quando Endrick entrou em campo, o Palmeiras já vencia por 3 a 0, com gols de Mayke e Rony, no primeiro tempo, além de Gustavo Gómez, no início da segunda etapa. O Verdão tinha a partida sob controle, e sofria poucos riscos.

João Martins negou que colocou o jovem em campo apenas porque a vitória já estava encaminhada. Segundo o auxiliar técnico, a escolha pelo jovem de apenas 16 anos passou pelas suas características diante do adversário.

“Temos centroavantes com várias características e hoje sentimos que o jogo estava propício às características do Endrick. Não era porque o jogo estava resolvido, porque em outros jogos o plano de jogo, caso a equipe precisasse ganhar, era o Endrick que entrava. Mas a história do jogo não definiu isso. Hoje, a história do jogo definiu o Endrick entrar com o plano que nós tínhamos previsto para o jogo. Foi isso que aconteceu”, disse o auxiliar técnico de Abel Ferreira.

Antes de receber a oportunidade dada por João Martins, Endrick já havia sido relacionado para as partidas contra Santos, Atlético-MG e Botafogo.

Com 16 anos, 2 meses e 15 dias, Endrick tornou-se o jogador mais jovem a estrear como profissional do Palmeiras. O camisa 16 também já havia sido o garoto mais novo a balançar as redes da arena palmeirense nas categorias de base, aos 11 anos.

Depois de entrar em campo, a joia do Palmeiras ainda teve duas oportunidades para marcar, mas parou no goleiro Gabriel.

Conteúdo Patrocinado