Brasil estreia no Mundial de vôlei de praia com vitórias na Holanda - Gazeta Esportiva
Brasil estreia no Mundial de vôlei de praia com vitórias na Holanda

Brasil estreia no Mundial de vôlei de praia com vitórias na Holanda

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/01/2019 às 17:36

São Paulo, SP

O Brasil começou com vitórias importantes na etapa quatro estrelas de Haia (Holanda), a primeira do Circuito Mundial de vôlei de praia em 2019. Ana Patrícia e Rebecca venceram duas vezes pelo grupo C na última quinta-feira (3) e já garantiram presença nas oitavas de final da competição. Elas aguardam as adversárias que sairão de duelo da repescagem, ainda sem cruzamento definido.

A primeira vitória do dia veio contra as polonesas Brzostek/Wachowicz, por 2 sets a 0 (21/14, 21/18). Horas depois, valendo o primeiro lugar do grupo, triunfo sobre as austríacas Schützenhöfer/Plesiutschnig também em dois sets diretos, com parciais de 21/14, 21/19. Ana Patrícia comentou a primeira experiência jogando em quadra coberta e os resultados positivos na estreia do torneio na Holanda.

Etapa holandesa acontece indoor (Foto: Divulgação/FIVB)


“Felizmente começamos o ano com o pé direito, com essas duas primeiras vitórias de 2019. Vamos continuar trabalhando aqui em Haia para chegar o mais longe possível, é uma competição muito importante para nós, para somarmos pontos no ranking. Nunca tinha tido essa experiência de jogar vôlei de praia em uma quadra coberta, mas estou adorando, é um clima muito bacana. As quadras são climatizadas, a luz é diferente, mantém a necessidade de se adaptar rápido, que é uma característica bastante particular do vôlei de praia. Conseguimos fazer isso bem neste começo, vamos seguir fortes aqui”, disse a mineira de 1.94m.

No naipe masculino, apenas o classificatório aconteceu nesta quinta-feira. Marcio Gaudie e Vinícius Freitas acabaram superados no Round 2 pelos finlandeses Jyrki Nurminen e Santeri Siren, por 2 sets a 0 (21/15, 21/10), dando adeus ao torneio. Outras duas duplas já estavam garantidas pelo ranking de entradas: Pedro Solberg/Bruno Schmidt e Ricardo/Álvaro Filho, que estreiam nesta sexta-feira.

O campeão olímpico Ricardo e seu parceiro medalhista pan-americano Álvaro Filho largaram às 6h20 (de Brasília) contra os italianos Andrea Abbiati e Tiziano Andreatta, no grupo F. Já Pedro Solberg e Bruno Schmidt encaram na primeira partida os franceses Arnaud Gauthier-Rat e Quincy Aye, às 5h30, pelo grupo G.

As duplas campeãs em Haia recebem 800 pontos no ranking geral da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), além de cerca de R$ 78 mil em premiações. Em 2018, Carolina Solberg e Maria Elisa ficaram com a prata no torneio. Em oito etapas realizadas em Haia, o Brasil soma 23 medalhas (10 de ouro, cinco de prata e oito de bronze).

O torneio em Haia será disputado em quadras cobertas, montadas em um ginásio. Os jogos serão disputados no complexo esportivo de Zuiderpark com todas as quadras em local fechado, já que a temperatura na cidade está próxima de 5ºC. A arena já recebeu etapas da Liga Mundial de voleibol indoor e edições da Copa Davis, de tênis.

São 32 duplas em cada gênero, sendo que 24 já estão classificadas pelo ranking, enquanto outras oito garantem a vaga na disputa do classificatório. Os times jogam entre si na chave, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do naipe masculino e feminino ocorrem no domingo.

O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial no naipe feminino, com Ágatha e Duda. Após a etapa da Holanda, o próximo desafio das duplas brasileiras será pelo Circuito Sul-Americano, com a etapa de São Francisco do Sul (SC), de 18 a 20 de janeiro, e em seguida com o Circuito Brasileiro Open, na etapa de São Luís (MA), de 23 a 27 de janeiro.

Conteúdo Patrocinado