Renato elogia elenco, mas lamenta pouco investimento na equipe - Gazeta Esportiva
Renato elogia elenco, mas lamenta pouco investimento na equipe

Renato elogia elenco, mas lamenta pouco investimento na equipe

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vitor Anjos

15/11/2016 às 12:48 • Atualizado: 15/11/2016 às 12:55

Santos, SP

Renato acredita que Santos poderia estar melhor colocado se tivesse um investimento maior (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)
Renato acredita que Santos poderia estar melhor colocado se tivesse um investimento maior (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)


Apesar de ser o atual campeão paulista, estar na segunda colocação do Campeonato Brasileiro e ainda sonhar com o título da competição nacional, o Santos não vive um bom momento financeiro. A situação não é tão crítica como foi no começo de 2015, com jogadores entrando na justiça para deixar o clube. Porém, o Peixe está bem distante do rival Palmeiras, por exemplo, que possui folha salarial quase três vezes maior que a do alvinegro.

Segundo o experiente Renato, o fator financeiro foi um diferencial para a equipe durante a temporada. Apesar disso, o volante tira como exemplo a campanha do Santos em 2002, que tinha um time com pouco investimento e acabou conquistando a taça, quebrando um jejum de 18 anos sem títulos do clube.

"Acho que sim (Santos poderia estar melhor se tivesse investimento como o do Palmeiras). A gente vê exemplos fora. Se pegarmos principais equipes do mundo na Europa, se faz uma equipe melhor, mais qualificada, grupo mais forte. Isso não quer dizer que quem faz menos investimento não possa ganhar. Tivemos prova disso em 2002. Fator financeiro ajuda, mas não é determinante para vencer um campeonato. Precisa ter contratações pontuais, dar o entrosamento. Reformulação exige entrosamento. Tomamos como base o Real Madrid, que trocaram 7 ou 8 de qualidade, mas não conseguiam vencer o Barcelona com base formada e sólida. Conjunto às vezes sobressai sobre o dinheiro. Mas com dinheiro, com certeza, se faz elenco mais forte e qualificado", afirmou o jogador, em entrevista coletiva nesta terça-feira, no CT Rei Pelé.

E a diferença financeira entre Santos e Palmeiras pode ser vista no mercado da bola. Recentemente, o Peixe chegou perto de fechar com Keno, mas viu o atacante acertar com o Verdão. Além dele, o rival também levou a melhor sobre o alvinegro nas contratações de Mina e Régis. Por conta disso, a diretoria santista quer fazer negócios em sigilo para evitar a concorrência com o alviverde. 

Porém, apesar das dificuldades para formar um bom elenco nesta temporada, Renato comemorou o bom desempenho dos comandados de Dorival Júnior, que conseguiram manter a equipe na parte de cima da tabela.

"Só tivemos cinco jogos com a equipe titular. Jogadores importantes foram pra Seleção, olímpica e principal. Isso mostra nossa força. Todos que tiveram oportunidades desempenharam o melhor. Cada jogador fez o melhor papel em sua função. Mostramos que não só os 11 que ganham o campeonato. Tem que ser o grupo para ganhar. Temos que enaltecer os que jogaram poucos minutos. Fizeram papéis importantes", concluiu o volante.

Conteúdo Patrocinado