Com quatro pódios, Brasil termina 1º dia em quinto no quadro de medalhas - Gazeta Esportiva
Com quatro pódios, Brasil termina 1º dia em quinto no quadro de medalhas

Com quatro pódios, Brasil termina 1º dia em quinto no quadro de medalhas

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/09/2016 às 23:01 • Atualizado: 08/09/2016 às 23:07

São Paulo, SP

Daniel Dias faturou o primeiro ouro para a natação brasileira no Rio 2016 (Foto: Alaor Filho/MPIX/CPB)
Daniel Dias faturou o primeiro ouro para a natação brasileira no Rio 2016 (Foto: Alaor Filho/MPIX/CPB)

Com quatro pódios, o Brasil encerra esta quinta-feira, o primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em quinto lugar no ranking de medalhas. Os anfitriões conquistaram duas de ouro, uma de prata e outra de bronze, ficando atrás somente de China, Grã-Bretanha, Uzbequistão e Estados Unidos.


A primeira medalha chegou logo pela manhã, quando Odair Santos terminou em segundo lugar na prova dos 5.000m T11 - categoria para atletas com deficiência visual -, com o tempo de 15min17s55, atrás somente do queniano Samwel Mushai Kimani, que completou a disputa em 15min16s11.


Pouco depois, Ricardo Costa ultrapassou o recordista mundial, o norte-americano Lex Gillette, em sua última tentativa, atingindo 6,52m. Com a marca, faturou o ouro no Estádio Olímpico do Engenhão.


Na parte noturna, Daniel Dias incrementou sua coleção de medalhas no Estádio Aquático. O nadador de Campinas confirmou o favoritismo e venceu a final dos 200m livre S5 - para atletas com deficiência física -, conquistando seu 11º ouro em Paralimpíadas. O nadador ainda soma quatro pratas e uma de bronze em sua galeria.


Daniel Dias ainda disputará outras oito provas no Rio, podendo chegar a marca de 24 pódios paralímpicos. Encerrando o dia, Italo Pereira conquistou o bronze nos 100m costas S7 - para atletas com deficiência física -, fechando a noite no Estádio Aquático.


Nesta sexta-feira, logo às 9 horas (de Brasília), a Seleção Brasileira de futebol de 5 - para cegos, tricampeã paralímpica, estreia contra Marrocos. Dono de sete ouros e três pratas em Pequim 2008 e Londres 2012, André Brasil fará sua primeira prova nas piscinas nos 50m livre S10 - para deficientes físicos.


Ovacionado na cerimônia de abertura ao acender a pira na última quarta-feira, Clodoaldo Silva será uma das atrações no revezamento 4x50m livre. No atletismo, Daniel Martins, recordista mundial dos 400m rasos T20 - para deficientes intelectuais - buscará a medalha de ouro.

Conteúdo Patrocinado