Botafogo perde, mas avança na ponta do grupo 1 da Libertadores - Gazeta Esportiva
Botafogo perde, mas avança na ponta do grupo 1 da Libertadores

Botafogo perde, mas avança na ponta do grupo 1 da Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

25/05/2017 às 23:51

Rio de Janeiro, RJ

O Botafogo foi derrotado pelo Estudiantes por 1 a 0, em partida disputada na noite desta quinta-feira, no estádio Centenário, em Quilmes, na Argentina. Mesmo perdendo, o Alvinegro carioca garantiu a classificação na primeira posição do Grupo 1 da Libertadores, por ter sido beneficiado com a derrota do Barcelona, do Equador, para o Atlético Nacional, da Colômbia. Brasileiros e equatorianos acabaram a primeira fase empatados com dez pontos ganhos, mas o saldo de gols deu o primeiro lugar ao time de General Severiano.


O Botafogo não realizou uma boa partida e desfalcado de Rodrigo Pimpão e Camilo, quase não ameaçou o gol do time argentino. Solari marcou o gol que definiu o resultado do jogo. A partida também marcou a despedida do meia Juan Sebastian Verón que decidiu se aposentar, aos 42 anos. Ele agora seguirá apenas como presidente do Estudiantes.



Rodrigo Lindoso disputa bola com Juan Cascini em uma das partidas mais faltosas da Libertadores (Foto: Juan Mabromata/AFP)


O jogo
Comandado pelo veterano Veron, o Estudiantes começou a partida com maior controle das ações. O Botafogo demorou a se encontrar no jogo e quando saía para o jogo, acionava sempre o lado esquerdo com a dupla formada por Victor Luis e Gilson.
Aos 11 minutos, Igor Rabello teve que mostrar agilidade para sair na cobertura da lateral esquerda para bloquear o cruzamento de Otero. Aos 13 minutos, Roger arrancou pelo meio, mas errou o passe para Guilherme que entrava livre pelo meio.


Aos 15 minutos, Sanchez cruzou e Carli chegou antes de Toledo e impediu que o atacante fizesse a conclusão.


O Botafogo não conseguia ficar com a bola e era obrigado a jogar em campo para tentar bloquear as investidas do time argentino. O time dirigido por Jair Ventura não conseguia chegar nas proximidades da área em condições de concluir.


Aos 24 minutos, sem que o Botafogo tivesse chutado uma bola sequer para o arco defendido por Andujar, o Estudiantes marcou o primeiro gol. Após cruzamento da esquerda, a zaga não conseguiu cortar e Solari entrou para desviar e colocar nas redes de Gatito Fernandez.


Só depois de sofrer o gol é que o Botafogo conseguiu chutar, pela primeira vez, contra o gol de Andújar. João Paulo bateu, de longe, e o goleiro portenho defendeu sem dificuldades.


Aos 32 minutos, o Estudiantes quase ampliou. Otero recebeu na área e chutou com grande perigo. O Botafogo só voltou a aparecer na área do time argentino aos 39 minutos quando Roger recebeu na entrada da área, colocou entre as pernas de um adversário, mas chutou mal, sem levar qualquer perigo.


O Alvinegro carioca aumentou a pressão e quase chegou ao empate, aos 42 minutos. Guilherme levantou para Roger que desviou de cabeça e Emerson Santos apareceu para concluir, mas a zaga bloqueou a conclusão.


Aos 45 minutos, novamente Emerson Santos apareceu para concluir. Ele apanhou o rebote do goleiro e mandou para fora, desperdiçando uma boa chance para deixar tudo igual.


O Botafogo voltou para o segundo tempo com apenas uma alteração tática. Gilson passou a atuar na lateral esquerda e Victor Luís ocupou uma posição maisd adiantada. Logo aos dois minutos, o Estudiantes desperdiçou uma ótima chance de marcar o segundo gol quando Solari invadiu a área e tocou para Toledo, livre, mas o atacante mandou para fora.


O time brasileiro voltou um pouco melhor no segundo tempo, mas seguiu encontrando dificuldade para criar situações de gol. Aos 17 minutos, Gilson cruzou para Roger, mas Desábato chegou antes e aliviou o perigo.


Jair Ventura colocou o volante Fernandes e o atacante Joel, mas a produção do ataque alvinegro seguiu muito fraca, sem conseguir causar problemas para a defesa argentina.


Aos 32 minutos, Igor Rabelo cometeu falta dura na entrada da área, mas a cobrança de Cascini acabou nas mãos de Gatito. Aos 37 minutos, Gatito voltou a salvar o Botafogo. Ele conseguiu defender o chute de Toledo que entrou livre e ainda se antecipou a Solari que tentava pegar o rebote.


Aos 45 minutos, Joel tabelou com Fernandes e entrou na área, mas o goleiro Andújar saiu com precisão e ficou com a bola. Faltando dois minutos para acabar o jogo, Verón, misto de presidente e jogador, deixou o campo muito aplaudido, depois de ter anunciado sua despedida do futebol.



Atlético Nacional vence
No outro jogo do Grupo 1, o Atlético Nacional recebeu o Barcelona, do Equador, e venceu por 3 a 1. Os gols da equipe colombiana foram marcados por Moreno, Arreaga(contra) e Aimar(contra). Ayovi marcou para a equipe equatoriana.



FICHA TÉCNICA
ESTUDIANTES-ARG 1 X 0 BOTAFOGO-BRA

Local:
Estádio Centenário, em Quilmes (Argentina)
Data: 25 de maio de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Eduardo Gamboa (Chile)
Assistentes: Marcelo Barraza (Chile) e Claudio Rios (Chile)
Cartões Amarelos: Victor Luis, João Paulo, Joel, Igor Rabello (Botafogo)

GOL:
ESTUDIANTES:
Solari, aos 24 minutos do primeiro tempo

ESTUDIANTES: Andujar, Facundo Sanchez (Aguirregaray), Bazzana, Leandro Desábato e Lucas Diarte; Braña, Cascini e Verón (Damonte); Otero, Solari e Javier Toledo (Umeres).
Técnico: Nelson Vivas

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís (Fernandes); Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense), Gilson e João Paulo (Joel); Guilherme e Roger
Técnico: Jair Ventura

Conteúdo Patrocinado