Wada pede exclusão total da Rússia dos Jogos do Rio e competições internacionais - Gazeta Esportiva
Wada pede exclusão total da Rússia dos Jogos do Rio e competições internacionais

Wada pede exclusão total da Rússia dos Jogos do Rio e competições internacionais

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/07/2016 às 12:53 • Atualizado: 18/07/2016 às 16:16

São Paulo, SP

Porta-voz da Agência Mundial Antidoping quer Rússia fora da Olimpíada (Foto: Divulgação/COI)
Porta-voz da Agência Mundial Antidoping quer Rússia fora da Olimpíada (Foto: Divulgação/COI)


As consequências para a Rússia devido ao esquema de manipulação de doping nos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, relevados pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em uma conferência para a imprensa nesta segunda-feira podem ser de enormes dimensões. Isso porque a entidade pede agora que o país seja excluído completamente dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e de qualquer outra competição internacional.

“A Wada pede ao movimento esportivo que impeça a participação dos atletas russos de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos do Rio, enquanto não for realizada uma mudança em sua cultura”, afirmou o porta-voz da agência, Ben Nichols, em sua página pessoal do twitter.

“A investigação de McLaren sobre o doping russo revela um deliberado e perturbador abuso de poder como jamais visto antes na história do esporte”, continuou Nichols, que ainda completou: “O flagra do doping em mais de 30 esportes significa que não é mais possível a presunção de inocência”.

O relatório do advogado Richard McLaren, divulgado pela Wada nesta manhã, expõe como o governo russo comandou um esquema para acobertar atletas russos com amostras que apontavam como positivo em exames de doping, durante os Jogos de Inverno de Sochi.

No momento, apenas o atletismo da Rússia se encontra excluído dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido a sanção aplicada pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) devido a diversos casos de doping na modalidade.

Em nota oficial, o Comitê Executivo da Wada divulgou sete recomendações baseadas no relatório McLaren. Veja abaixo.

1- O Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Internacional devem considerar impedir a entrada, para o Rio 2016, de todos os atletas submetidos ao Comitê Olímpico da Rússia e ao Comitê Paralímpico da Rússia.

2- As Federações Internacionais dos esportes citados no relatório de McLaren devem considerar suas responsabilidades sob o Código Mundial Antidoping em relação às federações nacionais russas.

3- Os membros do governo russo devem ter seus acessos às competições internacionais negados, incluindo o Rio 2016.

4- A Agência Nacional Antidoping da Rússia (Rusada) deve permanecer não fazendo parte do Código Mundial Antidoping e sua independência deve ser revisada posteriormente pela Wada.

5- O processo de admissão do laboratório da Wada em Moscou deve ser interrompido.

6- O Comitê de Ética da Fifa deve analisar as alegações relacionadas ao futebol e o papel exercido por um membro de seu comitê executivo, o ministro Vitaly Mutko.

7- O Professor McLaren e sua equipe devem completar seu mandato desde que a Wada possa assegurar os fundos.

Conteúdo Patrocinado