Alison e Bruno Schmidt batem italianos e ganham 5º ouro do Brasil - Gazeta Esportiva
Alison e Bruno Schmidt batem italianos e ganham 5º ouro do Brasil

Alison e Bruno Schmidt batem italianos e ganham 5º ouro do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/08/2016 às 00:45 • Atualizado: 19/08/2016 às 01:51

São Paulo, SP




O Brasil conquistou sua quinta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira. Na decisão do torneio de vôlei de praia, Alison e Bruno Schmidt venceram os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/17.

Antes da dupla de vôlei de praia, também foram campeões Thiago Braz (salto com vara), Robson Conceição (boxe), Rafaela Silva (judô) e Martine Grael e Kahena Kunze (vela). Com cinco ouros, o Brasil iguala os títulos alcançados na edição de Atenas 2004 dos Jogos, seu recorde.

No Rio de Janeiro, além dos cinco ouros, o Brasil conquistou mais cinco pratas (foram apenas duas em Atenas 2004) e cinco bronzes, totalizando 15 pódios – o recorde é de 17, alcançado em Londres 2012. Atualmente no 13º posto do quadro geral por número de medalhas, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) deseja encerrar no top 10.

Na final, disputada com chuva em Copacabana, Nicolai e Lupo chegaram a comandar o placar no início, mas o Brasil reagiu e fechou o primeiro set em um bloqueio de Alison. Na segunda parcial, os italianos voltaram a começar na frente. O dueto local, empurrado pela torcida, reagiu de novo e ganhou em mais um bloqueio de Alison.

“Superamos muitas coisas. Começamos no quali e isso é muito difícil para um time. Esse quali nos deu muita humildade e hoje somos campeões olímpicos. Passa um filme na cabeça. Superação, acreditar, sempre em busca de um ouro. A gente discordou, concordou, mas nunca deixamos de acreditar um no outro”, disse Alison ao Sportv.

“Tenho que agradecer ao meu pai, que não me deixou parar. Pensei em parar de jogar diversas vezes, recentemente. Também ao meu técnico, que acreditou em mim desde o começo. Completando, ao Alison, que contrariou várias coisas para formar esse time. Acho que estava escrito e fizemos por merecer”, disse Bruno Schmidt.

Alison e Bruno Schmidt compõem a terceira dupla do Brasil a ganhar o ouro no vôlei de praia olímpico, repetindo Jaqueline e Sandra (Atlanta 1996) e Ricardo e Emanuel (Atenas 2004). Introduzida no programa em Atlanta 1996, a modalidade já rendeu 13 pódios ao País (três ouros, sete pratas e três bronzes).

Aos 30 anos de idade, o capixaba Alison Cerutti conquista sua segunda medalha olímpica, uma vez que ficou com a prata ao lado de Emanuel em Londres 2012. Já o brasiliense Bruno Schmidt, de 29 anos, sobe ao pódio dos Jogos pela primeira vez na carreira. Juntos, ambos foram campeões mundiais em 2015.

Bruno Oscar Schmidt é sobrinho de Oscar Schmidt. Campeão pan-americano em Indianápolis 1987, o ex-jogador de basquete disputou cinco edições dos Jogos Olímpicos entre 1980 e 1996, mas não conseguiu medalhar. Ainda assim, é o maior cestinha da história da competição.

Conteúdo Patrocinado