Campeã olímpica vence a São Silvestre com recorde - Gazeta Esportiva
Campeã olímpica vence a São Silvestre com recorde

Campeã olímpica vence a São Silvestre com recorde

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/12/2016 às 16:00 • Atualizado: 30/08/2017 às 14:32

São Paulo, SP

Jemima Sumgong bateu o recorde da prova (foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)
Jemima Sumgong bateu o recorde da prova (foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)


A prova feminina da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre não reservou surpresas em seu resultado final. Como previsto, a queniana Jemima Sumgong, tida como uma das favoritas para ser a vencedora da mais popular prova de corrida de rua do país, foi a vencedora da edição de 2016.

O que acabou surpreendendo foi a facilidade com que a atleta triunfou. Extremamente dominante, Sumgong esteve na ponta logo que a competição começou, mas só no início foi acompanhada de perto: conseguiu abrir uma grande margem a partir da metade do percurso e se distanciou das concorrentes. No final, já não se via a segunda colocada perto da queniana, que ainda contabilizou tempo recorde da São Silvestre: 48min35s.

A mineira Tatiele de Carvalho foi a melhor brasileira na prova feminina da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre, ao chegar em sétimo lugar, com o tempo de 54min01s. Logo atrás de Tatiele chegaram outras duas brasileiras: Andreia Aparecida Hessel, que completou a prova em 54min20s, e Adriana Aparecida Silva, que finalizou o percurso em 54min59s.

 




 

A corrida - Assim que a largada foi dada para as mulheres, o primeiro pelotão destacou-se do restante já nos metros e quilômetros iniciais, indicando que sairia dali a vencedora da prova. Como esperado, as favoritas Jemima Sumgong, do Quênia, e Ymer Ayalew, da Etiópia, vencedora da corrida em 2014 e 2015, despontaram como as grandes postulantes a cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

O panorama se manteve na passagem do percurso pela Avenida Dr. Arnaldo e nos arredores do Estádio do Pacaembu. Sumgong liderava, com Ayalew a seguindo de perto quando a prova já batia a marca dos 5km percorridos.

A queniana, campeã nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, conseguiu não manter a sua vantagem, como aumentá-la a medida que a prova chegava em sua reta final. Contundente, Jemima chegou na marca dos 10km com folga na ponta, e Ymer Ayalew, antes competindo de maneira acirrada, já não era vista por perto.

Na temida subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Jemima ainda pôde se dar ao luxo de diminuir o ritmo, já que a distância para a segunda colocada era considerável. A atleta chegou a olhar para trás algumas vezes, certificando-se de que não teria a posição ameaçada.

O público já ovacionava a queniana nos metros finais perto da linha de chegada na Avenida Paulista, reconhecendo o admirável desempenho da competidora. Com 48min35s, além do lugar mais alto do pódio, Jemima ainda estabeleceu o novo recorde da São Silvestre em sua 92ª edição.

Confira o pódio da prova feminina:

1: Jemima Jelagat (QUE) - 48min35s
2: Flomena Cheyech Daniel (QUE) - 49min15s
3: Eunice Cehbicii (BRN) - 50min26s
4: Ymer Wude (ETI) - 51min40s
5: Ester Chesang Kakuri (ETI) - 51min45s
7: Tatiele Roberta de Carvalho (BRA) - 54min01s

Conteúdo Patrocinado