Título paulista comprova acerto do Corinthians em apostar na base - Gazeta Esportiva
Título paulista comprova acerto do Corinthians em apostar na base

Título paulista comprova acerto do Corinthians em apostar na base

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/05/2017 às 19:47 • Atualizado: 07/05/2017 às 19:48

São Paulo, SP

Boa parte do elenco campeão paulista é formada por pratas da casa (foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


O Corinthians foi campeão paulista de 2017 com um time inteiro de jogadores revelados em suas categorias de base. Se contabilizados o lateral direito Fagner e o centroavante Jô, que rodaram bastante até retornar ao clube do Parque São Jorge, foram 11 os pratas da casa entre os inscritos.

Além da dupla experiente de crias do Corinthians, o goleiro Caíque França, os laterais Léo Príncipe e Guilherme Arana, os zagueiros Léo Santos e Pedro Henrique e os atacantes Léo Jabá e Pedrinho deram as suas contribuições à equipe no Estadual. Todos eles passaram pelas mãos de Osmar Loss, técnico campeão da Copa São Paulo deste ano e agora auxiliar de Fábio Carille.

Desde a pré-temporada, quando sofria com a escassez de recursos do Corinthians para se reforçar, Carille adiantava que recorreria bastante à base do clube. O fato de conhecer a maioria dos novatos por já trabalhar no CT Joaquim Grava há bastante tempo, como auxiliar de Tite e Mano Menezes, era considerado um trunfo na missão de rejuvenescer o seu elenco.

Quando apresentou a sua relação de 28 inscritos para o Estadual, contudo, Carille se julgou obrigado a preterir os campeões da última Copinha, por falta de espaço, e precisou se defender das críticas. Mais tarde, compensou quem o atacava ao relacionar Pedrinho, destaque nos treinamentos, na vaga do zagueiro Vilson, contundido. O centroavante Carlinhos, goleador do torneio sub-20, não teve a mesma oportunidade de chamar a atenção, já que passou por cirurgia no púbis.

Entre os titulares do Corinthians, dois novatos conseguiram se firmar. Reintegrados à equipe após fracassar com a Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20, Guilherme Arana barrou Moisés na lateral esquerda e Maycon superou a concorrência de Fellipe Bastos e Camacho para o posto ao lado do volante Gabriel. Ambos estão entre os mais elogiados atletas da campanha vitoriosa no Estadual.




A expectativa é de que outras revelações sejam mais aproveitadas com a sequência da temporada – principalmente no Campeonato Brasileiro, em que não há limite de inscritos. Já presentes no dia a dia da equipe no CT Joaquim Grava, o goleiro Matheus Vidotto, os volantes Warian e Mantuan e o meia Rodrigo Figueiredo, além de Carlinhos, estão na expectativa de ter exposição semelhante à dos amigos campeões do Paulista de 2017.

Conteúdo Patrocinado