Corinthians diz apurar irregularidades e quer cobrar prejuízos de construtora - Gazeta Esportiva
Corinthians diz apurar irregularidades e quer cobrar prejuízos de construtora

Corinthians diz apurar irregularidades e quer cobrar prejuízos de construtora

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/03/2016 às 13:45 • Atualizado: 22/03/2016 às 13:55

São Paulo, SP

Torcedores na Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, antes da partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai, válida pela quarta rodada do Grupo 8 da Copa Libertadores da América 2016.
A Lava Jato apura se a construção da Arena ocorreu mediante o pagamento de propinas (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


A diretoria do Corinthians emitiu uma nota no começo da tarde dessa terça-feira abordando assuntos ligados à 26ª fase da Operação Lava Jato, que tem como alvo o pagamento de propinas pela construtora Odebrecht em obras federais e estaduais, entre elas a Arena de Itaquera. O clube afirmou que a construção do estádio ainda não foi concluída pela empreiteira e assegurou que está apurando internamente quaisquer irregularidades que possam ter lesado a instituição alvinegra.

"A Instituição tomará todas as providências a si cabíveis para punir os responsáveis, bem como diligenciar para que todos os prejuízos causados ao Clube e à Arena Corinthians sejam ressarcidos", diz o comunicado. De acordo com a diretoria, o Corinthians encontra-se na "fase final da contratação de uma auditoria completa em relação às áreas de elétrica, hidráulica, TI e infraestrutura total" do estádio.

Também foi enviado à Odebrecht, segundo o Corinthians, um relatório de acompanhamento da obra para que haja a "confrontação" do que foi "efetivamente executado pela construtora". "Os valores correspondentes a itens previstos no Contrato de Construção – EPC e que não tenham sido realizados pela construtora serão objeto de abatimento junto ao SCCP, estando os mesmos, ainda, em fase de verificação final, observando-se que servirão de motivação para o ressarcimento dos prejuízos causados à Arena Corinthians e, consequentemente, ao Clube".

Inaugurada no dia 18 de maio de 2014, em uma derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Figueirense, a Arena de Itaquera foi sede da abertura e de outros cinco jogos da Copa do Mundo daquele ano. A 26ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Xepa, apurou que a construção do estádio foi viabilizada mediante o pagamento de propinas pela Odebrecht.

Entre os destinatários de pagamentos irregulares estaria o vice-presidente do Corinthians, André Luiz de Oliveira, o André Negão. A Polícia Federal suspeita que ele tenha recebido R$ 500 mil em propinas pagas pela Odrebecht. O dirigente foi alvo de uma condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a depor) na manhã dessa terça-feira e acabou preso em flagrante por posse ilegal de arma. O armamento sem licença foi encontrado na casa de Negão quando os agentes federais faziam buscas.

Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Corinthians:




O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA vem a público, por meio da presente NOTA OFICIAL, esclarecer que:

1. Até o momento, o SCCP ainda não assinou o Certificado de Aceitação Final da Obra (CAF) da Arena Corinthians, o que significa dizer que a Obra não foi, inclusive contratualmente, dada por concluída pelo SCCP;


2. O SCCP solicitou e recebeu Relatório de Acompanhamento da Obra das empresas de arquitetura para confrontação entre o contratado pelo Clube e o efetivamente executado pela construtora; Relatório este que já foi enviado à construtora para que preste esclarecimentos;

3. O SCCP vem executando uma verificação de engenharia com profissionais técnicos e independentes, e encontra-se na fase final da contratação de uma auditoria completa em relação às áreas de elétrica, hidráulica, TI e infraestrutura total da Arena Corinthians;

4. Os valores correspondentes a itens previstos no Contrato de Construção – EPC e que não tenham sido realizados pela construtora serão objeto de abatimento junto ao SCCP, estando os mesmos, ainda, em fase de verificação final, observando-se que servirão de motivação para o ressarcimento dos prejuízos causados à Arena Corinthians e, consequentemente, ao Clube;

5. O Sport Club Corinthians Paulista atesta por meio desta que quaisquer irregularidades ou desvios de conduta, constatados por autoridades ou não, serão devidamente apurados, e a Instituição tomará todas as providências a si cabíveis para punir os responsáveis, bem como diligenciar para que todos os prejuízos causados ao Clube e à Arena Corinthians sejam ressarcidos.

O que for justo e correto, sempre será a busca do Corinthians, em respeito ao seu torcedor e ao Brasil.




Conteúdo Patrocinado