Cruzeiro joga para o gasto e empata com o América-MG no Independência

São Paulo, SP
16/04/2017 18:04:21 — 16/04/2017 18:12:06

Em: América-MG, Campeonato Mineiro, Cruzeiro, Futebol
Duelo terminou empatado por 1 a 1 no Independência (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

Apenas três dias depois de conseguir uma excelente vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo pela Copa do Brasil, o Cruzeiro teve uma atuação apenas mediana na tarde deste domingo, no estádio Independência, e ficou no empate por 1 a 1 com o América-MG no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro. Messias abriu o placar para o Coelho e Thiago Neves deixou tudo igual.

Com o resultado, a Raposa joga por mais um empate no segundo jogo, no próximo domingo, no Mineirão, para assegurar sua vaga na decisão do Estadual, enquanto os americanos buscam uma vitória simples. Antes disso, porém, os cruzeirenses têm pela frente o jogo da volta contra o São Paulo, quarta-feira, no mesmo Mineirão, quando podem até perder por um gol que passam às oitavas de final da Copa do Brasil.

O primeiro tempo começou com o Cruzeiro mantendo a posse de bola por mais tempo e comandando as ações no meio-campo. A melhor chance nos 20 minutos iniciais de domínio cruzeirense, porém, veio apenas em um chute de fora da área do meia Thiago Neves. O jogador recebeu na intermediária, pelo lado esquerdo, avançou alguns passos e chutou forte com a perna esquerda, exigindo boa defesa do goleiro João Ricardo.

Coube então ao Coelho, que melhorou quando Renan Oliveira chamou a responsabilidade para si, protagonizar as oportunidades de maior perigo até o intervalo. A primeira foi aos 25 minutos, quando o armador tabelou com Hugo Almeida e Blanco, que o colocou cara a cara com Rafael.

Livre, Renan pegou mal na bola e mandou por cima do gol. Depois, aos 37, Renan deixou Blanco livre na área após boa jogada pela esquerda, mas o companheiro parou em linda defesa de Rafael após chutar forte. Na sobra, a zaga cruzeirense afastou o perigo.

O ritmo na etapa final parecia seguir a mesma receita dos outros 45 minutos, mas uma bola parada mudou o panorama por um breve período. Aos 16 minutos, depois de uma pequena pressão do Coelho, Gerson Magrão cruzou forte, a bola atravessou a área sem ninguém aparecer para cortar e Messias, mesmo marcado por Ariel Cabral, esticou a perna para empurrar à rede.

O tento sofrido pareceu “acordar” os cruzeirenses, que se lançaram ao ataque e não demoraram a fazer com que sua superioridade técnica chegasse a um gol. Ariel Cabral recebeu pelo lado esquerdo e deu passe por elevação para Diogo Barbosa, já dentro da área. O lateral esquerdo trouxe a bola para dentro e cruzou rasteiro para Thiago Neves, sem goleiro deixar tudo igual.

Mesmo com a comemoração contida do meia, que até pegou a bola no fundo do gol tentando mostrar que a Raposa precisava mostrar mais, o jogo voltou ao seu ritmo padrão, com o Coelho chegando mais perto da vitória já nos acréscimos. Aos 48, Mike desviou de cabeça e Rafael se esticou todo para manter o empate no placar.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 1 CRUZEIRO

Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Data: 16 de abril de 2017, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (Asp. FIFA)
Assistentes: Pedro Araújo Dias e Ricardo Júnio de Souza
Cartões amarelos: Renan Oliveira e Ernandes (América-MG)
Gols:
AMÉRICA-MG: Messias, aos 17 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Thiago Neves, aos 22 minutos do segundo tempo

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Auro, Messias, Rafael Lima e Ernandes; Gustavo Blanco, Juninho, Gerson Magrão (Mike), Felipe Amorim (Alex Silva) e Renan Oliveira (Ruy); Hugo Almeida
Técnico: Enderson Moreira

CRUZEIRO: Rafael; Mayke (Henrique), Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson, Ariel Cabral, Thiago Neves e Rafinha (Ábila); Arrascaeta (Alisson) e Rafael Sóbis
Técnico: Mano Menezes