Grêmio vence a Ponte Preta com gol no final e embola a ponta da tabela - Gazeta Esportiva
Grêmio vence a Ponte Preta com gol no final e embola a ponta da tabela

Grêmio vence a Ponte Preta com gol no final e embola a ponta da tabela

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/06/2016 às 17:59 • Atualizado: 05/06/2016 às 19:19

São Paulo, SP

Belo gol de Luan fez o Grêmio festejar a ascensão à ponta da tabela (foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Belo gol de Luan fez o Grêmio festejar a ascensão à ponta da tabela (foto: Lucas Uebel/Grêmio)


O Grêmio quase perdeu a chance de se igualar ao Corinthians e ao rival Internacional na liderança do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, a equipe de Roger Machado só chegou à vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta nos acréscimos, com um belo gol de Luan. O ponte-pretano Clayson foi expulso no primeiro tempo. O gremista Lincoln, no segundo.

Com o resultado, o Grêmio embolou a ponta tabela de classificação. Tem os mesmos 13 pontos ganhos de Inter (que perdeu por 1 a 0 para o Vitória) e Corinthians (vitorioso diante do Coritiba, com virada por 2 a 1 também nos acréscimos). A Ponte totaliza 7.

Os times gaúcho e paulista terão quase uma semana de preparação para os seus próximos compromissos. No sábado, o Grêmio enfrentará o Fluminense no Raulino de Oliveira, enquanto a Ponte Preta jogará contra a Chapecoense no Moisés Lucarelli.




O jogo – Atuando em casa e com melhor campanha do que a Ponte Preta, o Grêmio tomou a iniciativa de atacar ao pisar no gramado de sua arena. O time de Eduardo Baptista foi a Porto Alegre com uma postura cautelosa, apostando nos contragolpes.

Em pouco tempo, no entanto, o Grêmio acumulou uma série de chances para abrir o placar. Na primeira delas, logo aos dois minutos, Everton ficou livre dentro da área após um cruzamento da direita de Luan com desvio em Giuliano, mas isolou a bola.

Aos 18 minutos, a mira de Everton estava mais calibrada. Em um novo levantamento da direita de Luan, ele tirou do goleiro João Carlos na finalização de primeira e acertou o travessão.

Após o susto, a Ponte Preta corrigiu a sua marcação com a orientação dos berros do técnico Eduardo Baptista e passou a criar dificuldades para a rápida troca de passes gremista. Os espaços só se abriram novamente aos 39 minutos, quando Clayson foi expulso por desferir uma cotovelada em Edílson.

Everton desperdiçou boas chances de construir uma vitória mais tranquila na Arena (foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Everton desperdiçou boas chances de construir uma vitória mais tranquila na Arena (foto: Lucas Uebel/Grêmio)


Com a Ponte irritada – os jogadores reclamaram que o lance do cartão vermelho foi semelhante a um de Luan em cima de Jeferson –, Eduardo Baptista tentou recompor a sua equipe com a entrada de Nino Paraíba no lugar de Cristian no segundo tempo.

Como o panorama da partida não mudou muito a partir de então, os técnicos entraram em ação. A Ponte mudou de novo, com Gilson na vaga de Rhayner. Já Roger Machado resolveu ter presença de área ao trocar Douglas por Bobô. Pouco mais tarde, Lincoln substituiu Ramiro.

A pressão do Grêmio aumentou ainda mais. Até os 24 minutos. Lincoln deixou o cotovelo no rosto de João Vítor e também acabou expulso pelo árbitro Péricles Bassols. Com os dois times igualados numericamente outra vez, o ritmo do jogo caiu. E a Ponte até se soltou no final e acertou a trave em conclusão de Jeferson.

Foi a investida derradeira do Grêmio, contudo, que surtiu efeito. Luan aproveitou um rebote fora da área, dominou a bola no peito e chutou com o pé esquerdo. Acertou o ângulo para deixar o Grêmio embolado com Inter e Corinthians.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 PONTE PRETA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 5 de junho de 2016, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Cleberson Leite (ambos de PE)
Público: 15.125 pagantes (total de 16.957)
Renda: R$ 463.131,00
Cartões amarelos: Luan e Edílson (Grêmio); Reinaldo, João Carlos, Wellington Paulista e Jeferson (Ponte Preta)
Cartões vermelhos: Lincoln (Grêmio); Clayson (Ponte Preta)
Gol: GRÊMIO: Luan, aos 49 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Bruno Grassi; Edílson, Geromel, Wallace e Marcelo Hermes; Ramiro (Lincoln), Maicon, Douglas (Bobô) e Giuliano; Luan e Everton (Batista)
Técnico: Roger Machado

PONTE PRETA: João Carlos; Jeferson, Fábio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vítor, Renê Júnior (Matheus Jesus) e Cristian (Nino Paraíba); Clayson, Wellington Paulista e Rhayner (Gilson)
Técnico: Eduardo Baptista

Conteúdo Patrocinado