Futebol/Copa Libertadores

Galo arranca empate contra Godoy Cruz na Argentina em estreia na Libertadores

Do correspondente Marcellus Madureira - Belo Horizonte, MG
08/03/2017 21:31:33 — 08/03/2017 21:36:24

Em: Atlético-MG, Campeonato Copa Libertadores, Futebol, Futebol Internacional

Não foi exatamente a estreia que o torcedor atleticano imaginou. O Galo apenas empatou com o Godoy Cruz, por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, em Mendoza, na Argentina, no primeiro jogo das equipes na Copa Libertadores da América.

Existia uma disparidade em campo: o Atlético-MG já iniciou a temporada há mais tempo, tinha um time com mais tempo de jogo, fisicamente melhor, sem falar em ter mais nomes de peso em seu elenco, enquanto o Godoy Cruz fazia apenas sua estreia na temporada. Isso, entretanto, não fez diferença. O Galo não se encontrou em campo, foi pior na maior parte do confronto e “achou” um gol em pênalti marcado sobre Elias.

O Galo volta a campo na próxima segunda-feira, contra o Tupi, pelo Campeonato Mineiro.

O JOGO

Fred anotou o gol de empate do Atlético Mineiro (Foto: AFP/Andres Larrovere)
Fred anotou o gol de empate do Atlético Mineiro (Foto: AFP/Andres Larrovere)

Pouco depois do apito do árbitro, logo no primeiro minuto de jogo, o Godoy conseguiu abrir o placar. Em lançamento, o zagueiro Gabriel falhou ao tentar tirar a bola e a redonda ficou toda para Javier Correa marcar o primeiro tento.

Mesmo após sofrer o gol, o Atlético ainda tinha dificuldades para jogar. Nos primeiros minutos era claro a dificuldade atleticana na marcação, na recomposição, o que facilitava os contra-ataques dos donos da casa. Algo que ficou evidente, ainda,  foram as investidas do Godoy pela direita – lado de Fábio Santos e onde também jogava o zagueiro Gabriel.

Já a metade do gramado mostrava que o Galo precisava de um jogador para cobrir o buraco que a equipe deixava. Como o Atlético jogava com três volantes e Robinho mostrava mais facilidade em cair pela esquerda, o local onde poderia ter um armador ficou vazio. Elias poderia suprir essa ausência, entretanto, com a presença de Danilo no time, atuando mais adiantado, o volante ficava mais recuado.

Com problemas na estrutura do time, o Atlético precisou recorrer as bolas paradas. Aos 14 minutos, o Galo levou perigo, com Leonardo Silva, aproveitando seus 1,92m para subir mais que todo mundo, para assustar o goleiro adversário com a bola tirando tinta da trave.

Após os 15 minutos do primeiro tempo, o Galo conseguiu equilibrar a situação. O time alvinegro passou a ocupar bem os espaços. Mas mesmo assim a equipe alvinegra não conseguia sobressair no ataque.

Aos 44, os deuses do futebol resolveram deixar o Galo seguir no jogo. Garro recebeu uma bola na cara do gol, já com Giovanni batido, na pequena área, e o atacante conseguiu perder o tento. O lance deixou ainda mais claro que a defesa alvinegra sofria para conseguir suportar um grupo que fazia seu primeiro jogo oficial.

Atlético busca empate!

Godoy Cruz saiu na frente, mas acabou cedendo o empate (Foto: AFP/Andres Larrovere)
Godoy Cruz saiu na frente, mas acabou cedendo o empate (Foto: AFP/Andres Larrovere)

O Galo voltou para o segundo tempo com uma importante troca: Roger Machado tirou Danilo e colocou Cazares – mudando, assim, o esquema em campo.

A pressão preto e branca surtiu efeito logo no início e Abecasis – que já tinha cartão amarelo – fez pênalti em Elias. O atacante Fred converteu a penalidade e deu igualdade ao Galo.

Após o tento, porém, o Atlético colocou o pé no freio. O time brasileiro passou a ter mais cautela para buscar o ataque. O Godoy voltou a buscar o jogo, na maioria das vezes ainda pela área de Fábio Santos.

O jogo passou a ficar travado no meio campo, com as duas equipes com dificuldades. O Godoy não conseguia agredir mais. Já o Galo, até os 35 não tinha obrigado o goleiro adversário fazer uma defesa.

Nos últimos minutos, o Galo pressionou, mas não dava mais tempo. A equipe preto e branca teve pelo menos quatro oportunidades para virar a partida, mas o Godoy se fechou muito bem e conseguiu segurar o placar.

FICHA TÉCNICA:
GODOY CRUZ 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Malvinas Argentinas, Mendoza (Argentina)
Data: 08 de março de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Lamouroux
Assistentes: Eduardo Diaz e John Alexander Leon

Cartões amarelos: Abecasis, Benitez (Godoy); Rafael Carioca (Atlético)
Cartão Vermelho: Ortiz (Godoy)

GOLS:
GODOY CRUZ: Javier Correa, no primeiro minuto de jogo
ATLÉTICO-MG: Fred, aos 4 minutos do segundo tempo

GODOY CRUZ: Rodrigo Rey, Abecasis, Diego Vieira, Danilo Ortiz, Angileri, Serrado, Fernández, Ángel González, Gastón Giménez, Garro (Marcelo Benítez), Javier Correa (Sigales)
Técnico: Lucas Bernardi.

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel, Fábio Santos, Rafael Carioca, Elias, Danilo (Cazares), Otero (Clayton), Robinho e Fred (Rafael Moura)
Técnico: Roger Machado.