De virada, Estados Unidos vencem Rússia e levam o bronze no vôlei - Gazeta Esportiva
De virada, Estados Unidos vencem Rússia e levam o bronze no vôlei

De virada, Estados Unidos vencem Rússia e levam o bronze no vôlei

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/08/2016 às 11:43

São Paulo, SP

(From R) USA's Micah Christenson, USA's Matthew Anderson, USA's William Reid Priddy and USA's Maxwell Holt celebrate after scoring during the men's Bronze Medal volleyball match between USA and Russia at the Maracanazinho stadium in Rio de Janeiro on August 21, 2016, at the Rio 2016 Olympic Games. / AFP PHOTO / Johannes EISELE
EUA venceram de virada (Foto: Johannes Eisele/AFP)


Antes da decisão do ouro entre Brasil e Itália, Rússia e Estados Unidos duelaram na manhã deste domingo pela medalha de bronze. No Maracanãzinho, que levou a melhor foram os norte-americanos, que venceram os russos por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 21/25, 25/19, 25/19 e 15/13, e garantiram a terceira colocação.

Após ser derrotada pelo Brasil na semifinal, a Rússia, campeã olímpica em Londres 2012, não estava disposta a deixar o Rio de Janeiro sem medalha. Por isso, a equipe entrou forte, aproveitando-se da defesa e dos erros do adversário. Na metade do primeiro set, os europeus abriram cinco pontos de vantagem, 15 a 10, e apenas administraram a vantagem para saírem na frente.

Na segunda parcial, os Estados Unidos começaram melhor. Porém, assim como na primeira, a Rússia se sobressaiu no momento crucial, aplicou 25/21 e abriu 2 a 0, dando um importante passo na busca pela medalha.

A história não se repetiu no terceiro set. Precisando da vitória na parcial, os norte-americanos foram para cima. Após um início equilibrado, os EUA abriram 18 a 14 e, com a vantagem, não deixaram os russos se aproximarem, fechando em 25/19.

A vitória do set deu ânimo à seleção norte-americana, que venceu também a quarta parcial. Dominante, a equipe não deu chances aos rivais e permaneceu à frente do placar durante todo o set, até fechar em 25/19 e encaminhar a decisão ao tie-break.

No set desempate, o equilíbrio se manteve, e as duas equipes não permitiam que os adversários se distanciassem no placar. Na reta final, os EUA abriram 14 a 11 e tiveram três match points para definir a partida. Após desperdiçarem os dois primeiros, os norte-americanos levaram a melhor no intenso rali que definiu o confronto.

Com o resultado, os Estados Unidos conquistaram a quinta medalha olímpica, sendo três delas de ouro e duas de bronze. Já a Rússia segue com quatro: um ouro, uma prata e dois bronzes.

Conteúdo Patrocinado