Calderano fecha ano histórico do tênis de mesa brasileiro perto do top 20 - Gazeta Esportiva
Calderano fecha ano histórico do tênis de mesa brasileiro perto do top 20

Calderano fecha ano histórico do tênis de mesa brasileiro perto do top 20

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/12/2016 às 13:19 • Atualizado: 01/12/2016 às 13:22

São Paulo, SP

O ano de 2016 foi histórico para o tênis de mesa brasileiro. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o mesatenista de apenas 20 anos, Hugo Calderano, fez história ao chegar nas oitavas de final e igualar a marca de Hugo Hoyama nos Jogos de 1996, em Atlanta.

Para encerrar a temporada, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou o ranking mundial de dezembro da categoria com mais um salto de Calderano: o atleta foi da 31ª para a 21ª colocação, melhorando setenta posições em relação a janeiro do mesmo ano. O Brasil ainda tem mais dois mesatenistas dentro do top 100 mundial: Gustavo Tsuboi (83º) e Cazuo Matsumoto (92º).

Calderano ainda se sagrou tricampeão Latino-Americano e se tornou o primeiro brasileiro a chegar em uma final de uma etapa major do Circuito Mundial com a prata no Aberto da Áustria em novembro. Ao lado de Tsuboi, Hugo ainda levou o ouro nas duplas no mesmo evento.

Leia mais: Projetando medalha de Hugo Calderano, CBTM quer técnico 24h

(Foto: Divulgação/CBTM)
Calderano é o maior nome do tênis de mesa brasileiro na atualidade (Foto: Divulgação/CBTM)


Já nos Jogos Paralímpicos, o tênis de mesa brasileiro garantiu quatro medalhas, sendo uma prata de Israel Stroh (classe 7), e mais três bronzes, um com Bruna Alexandre na classe 10 e outros dois por equipes.

Outra jovem promessa brasileira que surge agora é Bruna Takahashi, de apenas 16 anos. A paulista campeã do Desafio Mundial de Cadetes em 2015 foi um dos destaques do Campeonato Mundial Júnior, realizado na África do Sul. Mesmo eliminada, a brasileira surpreendeu ao perder no tie-break para a chinesa Shi Xunyao, por 14 a 12.

Conteúdo Patrocinado