Goleada do São Paulo na final da Libertadores de 1993 completa 27 anos - Gazeta Esportiva
Goleada do São Paulo na final da Libertadores de 1993 completa 27 anos

Goleada do São Paulo na final da Libertadores de 1993 completa 27 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/05/2020 às 08:30

São Paulo, SP

A primeira partida da decisão da Libertadores de 1993 foi disputada há exatos 27 anos atrás (Foto: Acervo/Gazeta Press)


No dia 19 de maio de 1993, o São Paulo recebeu a Universidad Católica, no Morumbi, pela primeira partida da final da Libertadores de 1993. O Tricolor, que havia vencido o torneio um ano antes, não tomou conhecimento do adversário chileno e goleou por 5 a 1, encaminhando o bicampeonato da América. Nesta terça-feira, a histórica partida completou 27 anos.

Por ser o atual campeão da competição, o São Paulo entrou na Libertadores de 1993 já nas oitavas de final. O primeiro adversário foi logo o Newell's Old Boys, equipe que foi vice-campeã do torneio anterior. Na partida de ida, em Rosário, os argentinos venceram por 2 a 0, mas o time comandado pelo técnico Telê Santana aplicou um 4 a 0 no Morumbi e se classificou.

Nas quartas de final, o Tricolor eliminou o Flamengo ao empatar por 1 a 1 no Marcanã e vencer por 2 a 0 no Morumbi. Na fase seguinte, o São Paulo bateu o Cerro Porteño, que na época tinha como destaques o goleiro Mondragón, o zagueiro Gamarra, o lateral-direito Arce e do técnico Carpegiani. O time paraguaio foi derrotado por 1 a 0 no Morumbi e não saiu do zero a zero no Estádio Defensores Del Chaco.

Na grande decisão, o São Paulo enfrentou a Universidad Católica, que havia eliminado na semifinal o time base da famosa seleção colombiana do início da década de 90, o América de Cali. Para o primeiro jogo, no Morumbi, Telê Santana escalou a equipe da casa com Zetti, Vítor, Válber, Gilmar, Ronaldo Luiz, Pintado, Dinho, Raí, Palhinha, Cafu e Muller.

No primeiro tempo, o goleiro Zetti fez grandes defesas e impediu que o time chileno inaugurasse o placar. Aos 30 minutos, o São Paulo saiu na frente com o gol contra de Lopez. Dez minutos depois, Vítor entrou na grande área e contou com o desvio do zagueiro para marcar o segundo.

Na segunda etapa, o Tricolor se soltou e conseguiu ampliar a vantagem. Aos 9 minutos, Gilmar fez uma grande jogada individual e marcou um lindo gol. Em seguida, foi a vez de Raí deixar o seu, ao aproveitar o cruzamento de Cafu e mandar, com o peito, a bola para o fundo da rede. Para terminar, Muller ainda chutou de cobertura com o pé esquerdo, após a falha da defesa da Católica, e fez a torcida são-paulina comemorar pela quinta vez naquele 19 de maio de 1993.

No final do duelo, Almada diminuiu para o time visitante, ao converter um pênalti. Uma semana depois, no Chile, a Universidad Católica venceu por 2 a 0, mas a grande vitória conquistada no Morumbi garantiu ao São Paulo o bicampeonato da Libertadores.




Conteúdo Patrocinado