Citado em grampo da PF, português busca sucesso na cidade de Lula - Gazeta Esportiva
Citado em grampo da PF, português busca sucesso na cidade de Lula

Citado em grampo da PF, português busca sucesso na cidade de Lula

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

16/02/2017 às 08:00 • Atualizado: 19/03/2021 às 17:10

São Bernardo do Campo, SP

Técnico português Sérgio Vieira quer ser reconhecido por seus méritos como técnico (Foto: Elson Francis/Divulgação)
Técnico português Sérgio Vieira quer ser reconhecido por seus méritos como técnico (Foto: Elson Francis/Divulgação)


Admirado por Luiz Inácio Lula da Silva, o técnico Sérgio Vieira é o responsável por dirigir o São Bernardo, representante do município abraçado pelo ex-presidente no Campeonato Paulista. Às 19h30 (de Brasília) desta quinta-feira, contra o Palmeiras, o time do ABC certamente contará com a torcida do petista, corintiano fanático.

Leia mais:
Patrick Vieira sonha marcar contra o Palmeiras


Em um telefonema grampeado pela Polícia Federal (PF), Lula elogiou Sérgio Vieira, então técnico da Ferroviária, durante conversa em 2016 com Edinho Silva, à época ministro da Comunicação e antigo prefeito de Araraquara. O ex-presidente exaltou o time do interior paulista e, impressionado com uma entrevista concedida pelo português, classificou-o como “diferenciado”.

“Fiquei um pouco surpreso, até pelo contexto político, com o qual não tenho relação. Mas foi uma satisfação. Sempre que existe um elogio – e era um elogio fundamentado, com argumentos, devido ao futebol que estávamos apresentando – fico satisfeito”, lembrou Sérgio Vieira, um ano após a divulgação do inusitado áudio.

A Ferroviária fez boas exibições sob o comando do técnico português, mas caiu de rendimento e parou na primeira fase do Campeonato Paulista 2016. Após uma breve passagem pelo América-MG, Sérgio Vieira acabou contratado para dirigir o São Bernardo no Campeonato Paulista e na Série D 2017.

São Bernardo está intimamente ligado à trajetória do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, ainda residente no município. Na beirada do gramado do Estádio 1º de Maio, sede de comícios multitudinários do antigo líder sindical nas décadas de 1970 e 1980, Sérgio Vieira refletiu sobre a coincidência.

“Antes de chegar ao Brasil, já sabia um pouco da história do Lula e de como surgiram os partidos políticos. Agora, por circunstâncias do destino, o acaso me trouxe aqui para São Bernardo do Campo, onde há algumas décadas surgiu todo esse movimento que ele liderou”, afirmou o português.

Lula participou da reinauguração do 1º de Maio e hoje é investigado na Lava Jato (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)
Lula participou da reinauguração do 1º de Maio em 2011 e hoje é investigado na Lava Jato (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)


Em 2011, com uma camisa metade do Corinthians e metade do São Bernardo, Lula participou da reinauguração do antigo Estádio da Vila Euclides. “Aqui nasceu um presidente da República”, atestou o petista antes de um jogo entre os dois clubes pelo Campeonato Paulista.

Sérgio Vieira, novo morador de São Bernardo do Campo, se adaptou facilmente ao município. “Fui recebido muito bem pelas pessoas da cidade e do clube. Fiquei extremamente satisfeito com isso e estou a gostar muito”, disse o treinador português.

Presidido por Thiago Ferreira, filho do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), o São Bernardo chegou a aposentar a camisa 13 em homenagem a Lula e traz o mapa do município no escudo. Sérgio Vieira admite que os elogios do ex-presidente aumentaram sua popularidade, mas quer ser reconhecido pelos méritos em campo.

“Pela representatividade que o Lula tem, naturalmente chamou a atenção”, disse o técnico, entrevistado por veículos portugueses sobre o assunto. “Mas não quero ser valorizado por esse tipo de situação. Prefiro ser reconhecido pela liderança, capacidade de treinar, caráter e personalidade”, completou.

Pelo Campeonato Paulista 2016, na época em que ganhou elogios do ex-presidente, Sérgio Vieira venceu o Palmeiras por 2 a 1 em pleno Palestra Itália no comando da Ferroviária. Na noite desta quinta-feira, o português terá uma nova oportunidade de impressionar Lula.

“Vai ser um jogo muito difícil, porque o Palmeiras vem de derrota e quer reverter o momento negativo. Mas o futebol já deu muitas provas de que os pequenos podem ganhar dos grandes e tudo pode acontecer. Preferimos que a lógica seja a nosso favor, que o pequeno vá jogar na casa do Palmeiras e consiga a vitória”, discursou.

Conteúdo Patrocinado