Santos faz acordo com STJD, e punição diminui de seis para três jogos sem torcida na Série B - Gazeta Esportiva
Santos faz acordo com STJD, e punição diminui de seis para três jogos sem torcida na Série B

Santos faz acordo com STJD, e punição diminui de seis para três jogos sem torcida na Série B

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/04/2024 às 11:54 • Atualizado: 08/04/2024 às 12:03

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, o Santos comunicou que o Superior Tribunal de Justiça (STJD) diminuiu a punição imposta ao Peixe pelos atos de vandalismo feitos pela torcida na derrota para o Fortaleza por 2 a 1, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, na Vila Belmiro, que resultou no rebaixamento da equipe. A pena foi reduzida de seis para três jogos com portões fechados na Série B.

Porém, nos três jogos com os portões abertos, o Alvinegro Praiano terá que fechar o setor destinado às torcidas organizadas e exibir uma faixa com os seguintes dizeres: “Fechado por decisão do STJD”.

O Santos também terá que cumprir medidas educativas contra a violência até o dia 30 de abril. Além disso, terá que pagar R$ 300 mil, referente à transação disciplinar homologada (acordo), e multa de R$ 100 mil em duas parcelas.

O Peixe estreia na Série B do Campeonato Brasileiro na próxima sexta-feira, contra o Paysandu, na Vila Belmiro. A partida será a primeira com a punição imposta ao clube.

Relembre o caso que causou a punição  

Perto do fim da partida entre Santos e Fortaleza, que resultou no rebaixamento do Peixe, bombas começaram a ser estouradas nos arredores da Vila Belmiro. A situação ficou ainda pior quando saiu o segundo gol do Leão. Explosivos foram arremessados para dentro do gramado. Cadeiras foram quebradas e arremessadas no campo, assim como chinelos, papel higiênico e até mesmo assentos sanitários.

Imediatamente, o árbitro acabou o jogo e correu para o vestiário, assim como os jogadores do Fortaleza. Os atletas do Peixe ainda esperaram por alguns minutos no centro do gramado, alguns chorando.

Do lado de fora, torcedores depredaram o entorno do Estádio Urbano Caldeira. E um grupo de pessoas tentou invadir o estádio, mas foi contido pela Polícia Militar.

Além disso, diversos veículos foram queimados. Apenas na Rua Tiradentes foram quatro carros carbonizados, incluindo o da família de Steven Mendoza, ex-jogador do Santos. Nas proximidades, quatro ônibus foram atacados e incendiados.


Conteúdo Patrocinado