Santos está entre os times que menos sofreu pênaltis no Brasileirão 2022; relembre lances - Gazeta Esportiva
Santos está entre os times que menos sofreu pênaltis no Brasileirão 2022; relembre lances

Santos está entre os times que menos sofreu pênaltis no Brasileirão 2022; relembre lances

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/12/2022 às 06:00

São Paulo, SP

O Santos não fez um bom Campeonato Brasileiro em 2022. O Peixe terminou a competição na 12ª colocação, com 47 pontos, e, assim, não conseguiu se classificar para a Libertadores. Um dos fatores que pode ter atrapalhado a equipe paulista na conquista de pontos no Brasileirão foi o baixo índice de pênaltis marcados a favor.

O Alvinegro Praiano está entre os três times que menos sofreu penalidades no torneio na temporada passada. Segundo números do Footstats, o Santos sofreu apenas três faltas dentro das áreas adversárias em 38 rodadas - empatado com Corinthians e Atlético-GO.

A título de comparação, o Avaí, equipe que mais teve pênaltis marcados a favor no Brasileiro, teve 14 infrações marcadas. Ou seja, quatro vezes mais que o Peixe. Os rivais Palmeiras e São Paulo tiveram nove e sete penalidades, respectivamente.

Esse quesito, aliás, foi alvo de bastante reclamação do clube durante a competição de 2022. O Santos foi vítima de, ao menos, dois lances polêmicos. O primeiro deles foi contra o Fluminense, no empate sem gols logo na primeira rodada, em jogada envolvendo o zagueiro Nino e o atacante santista Angulo.

Depois, já na reta final do campeonato - na 34ª rodada -, Camacho foi derrubado por Matheuzinho, do Flamengo, dentro da área, mas o árbitro e o VAR mandaram o lance seguir. A equipe paulista perdeu por 3 a 2 na ocasião.



Relembre os pênaltis sofridos pelo Santos


Se houve reclamações acerca da falta de penalidades marcadas a favor, o Santos converteu todos os três pênaltis que sofreu. O artilheiro Marcos Leonardo foi o autor de dois deles, enquanto Rwan Seco fez um - o primeiro, aliás.

Pela 11ª rodada, o Santos enfrentou o Atlético-MG, no Mineirão, e, com um a menos, perdia até os 34 minutos do segundo tempo, quando Bauermann foi puxado por Jair dentro da área e, com o auxílio do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Rwan Seco então converteu a cobrança e empatou a partida, que terminou em 1 a 1.

A segunda penalidade a ser marcada para o Peixe no Brasileirão foi apenas na 30ª rodada, novamente contra o Galo. Aos 40 minutos da etapa final, o Alvinegro Praiano perdia por 1 a 0 até Ângelo fazer jogada individual pela direita e sofrer a falta. Marcos Leonardo não desperdiçou e empatou o confronto. No entanto, o time mineiro venceu o jogo.

Por fim, o próprio Marcos Leonardo sofreu o pênalti no empate em 1 a 1 com o Avaí pela 36ª rodada do nacional. O centroavante abriu o placar na ocasião.

Conteúdo Patrocinado