Santos deve perder qualidade na saída de bola sem Pituca, titular nos últimos 11 jogos - Gazeta Esportiva
Santos deve perder qualidade na saída de bola sem Pituca, titular nos últimos 11 jogos

Santos deve perder qualidade na saída de bola sem Pituca, titular nos últimos 11 jogos

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/06/2019 às 09:00

São Paulo, SP

Pituca está suspenso por três cartões amarelos e não enfrenta Ceará (Foto: Ivan Storti/Santos)


O torcedor do Santos que estava acostumado a ver o Pituca em campo, não verá o volante atuando contra o Ceará, neste domingo, às 16h. Suspenso por três cartões amarelos, o jogador foi titular no Peixe nos últimos 11 jogos da equipe e tornou-se peça fundamental na equipe de Jorge Sampaoli.

Dentro das quatro linhas, Pituca é o eixo do time santista. O treinador argentino notou que o volante tem qualidade no passe para ser um dos principais responsáveis pela saída de bola e ainda consegue ser eficiente na marcação, cobrindo uma área significativa no momento defensivo da equipe.

No início da temporada, o volante foi escalado como segundo homem de meio-campo, já que Alison era titular da equipe como cabeça de área. Com o andamento dos jogos, no entanto, Sampaoli notou que poderia potencializar Pituca e todos os jogadores ao seu redor caso o camisa 21 fosse recuado para uma posição entre a linha defensiva e a linha de meias ofensivos.




Com essa mudança, Pituca passou a ter menos presença no terço final de campo, porém passou a ter a responsabilidade de conectar a defesa ao ataque, sempre posicionado na base da jogada. Recebendo a bola dos zagueiros, o jogador tem boa qualidade para realizar passes que rompem as linhas de marcação adversárias. Além disso, o volante é geralmente o incumbido de fazer inversões de jogo para trocar o lado no qual o time está atacando.

Ademais, a mudança de posição beneficiou o desempenho de Pituca, que não tem a velocidade e intensidade necessárias para atuar em uma posição mais avançada no campo, tendo que "pisar" mais na área.

Com a ausência do volante, Sampaoli deve optar por uma escalação com três zagueiros, adiantando Victor Ferraz e Jorge como legítimos alas. A formação traz mais velocidade pelos lados do campo, porém o time deixa de ter tanta qualidade na saída de bola, já que Jean Lucas, que deve ser o meio-campista mais recuado da equipe, não tem a mesma precisão no passe que Pituca.

Por isso, é provável que Aguilar tenha um papel preponderante na iniciação de jogadas do Santos na partida contra o Vozão, já que o zagueiro é o defensor com mais qualidade na saída de bola do time. Jobson, recém contratado junto ao Red Bull Brasil, tem como uma de suas principais características a precisão nos passes e poderia ser uma alternativa para a ausência de Pituca, porém o reforço foi relacionado apenas para duas partidas até o momento.

1

Conteúdo Patrocinado