Você Sabia? Palmeiras é o único time que venceu o Paulistão com 100% de aproveitamento - Gazeta Esportiva
Você Sabia? Palmeiras é o único time que venceu o Paulistão com 100% de aproveitamento

Você Sabia? Palmeiras é o único time que venceu o Paulistão com 100% de aproveitamento

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/05/2020 às 08:00

São Paulo, SP

O Palmeiras venceu os onze jogos que disputou no Campeonato Paulista de 1932 (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Em 1932, o Palmeiras venceu o Campeonato Paulista pela quarta vez em sua história. A conquista, que abriu as portas para o único tricampeonato estadual do clube (1932, 1933 e 1934), foi marcada pela campanha perfeita do então Palestra Itália, que triunfou em todas as partidas que disputou e é, até hoje, a única equipe que venceu o Paulistão com 100% de aproveitamento.

O Campeonato Paulista de 1932 foi o último disputado oficialmente em âmbito amador. O regulamento previa que os doze clubes que iriam disputar a competição deveriam se enfrentar em turno e returno.

Para a disputa do torneio, o Palestra Itália contava com uma equipe em reformulação. Alguns destaques da equipe palestrina em temporadas anteriores foram atuar na Europa, onde o futebol já era profissionalizado. Além disso, o zagueiro Bianco, um dos grandes capitães da história do Palmeiras, e o atacante Heitor, maior artilheiro da história do clube, haviam se aposentado recentemente.

O novo elenco do Palestra, no entanto, conseguiu um rápido entrosamento e surpreendeu no início do Campeonato Paulista de 1932. Até a sétima rodada do torneio, a equipe do técnico uruguaio Humberto Cabelli havia vencido todas as partidas, marcado 26 e sofrido apenas sete.




Faltando quatro rodadas para o fim do primeiro turno do Paulistão, a competição foi paralisada por conta da Revolução Constitucionalista de 1932, que emergiu no dia 9 de julho. O conflito só terminou em outubro, o que fez a Associação Paulista de Esportes Atlético (atual Federação Paulista de Futebol) decidir pelo fim do Estadual após o término do primeiro turno.

Com isso, o Palestra Itália precisava disputar mais quatro jogos para garantir o título. A facilidade com que a equipe palestrina venceu as partidas restantes, contudo, não era esperada. O Verdão bateu o Corinthians e a Portuguesa por 3 a 0, goleou o Germânia por 9 a 1 e se sagrou campeão ao aplicar um sonoro 8 a 0 no Santos, maior placar da história do clássico até hoje.

Além do título do Campeonato Paulista de 1932 com 100% de aproveitamento, o Palestra Itália ainda obteve o melhor ataque e defesa menos vazada da competição, com 49 gols marcados e 8 sofridos. Para coroar a campanha, Romeu Pellicciari, atacante palestrino, foi o artilheiro do Estadual, já que balançou as redes 18 vezes durante o torneio.

Conteúdo Patrocinado