Nova função de Lucas Lima exemplifica ideia de Mano em mudar estilo do Palmeiras - Gazeta Esportiva
Nova função de Lucas Lima exemplifica ideia de Mano em mudar estilo do Palmeiras

Nova função de Lucas Lima exemplifica ideia de Mano em mudar estilo do Palmeiras

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/09/2019 às 06:00

São Paulo, SP

Mano Menezes assumiu o comando técnico do Palmeiras há cerca de duas semanas (Foto: Divulgação/SEP)


Além de abrir os treinamentos para a imprensa, Mano Menezes está promovendo outras mudanças no Palmeiras, uma delas no posicionamento de Lucas Lima. Como foi possível ver em alguns dos trabalhos promovidos pelo comandante, o meio-campista pode ser recuado para atuar como segundo jogador de meio-campo.

“Vamos ver se é possível. As coisas precisam se confirmar na prática. Às vezes a ideia é muito boa, mas não se confirma, o time não fica consistente. E, se não fica consistente, não é possível. Vamos trabalhar para fazer em algumas circunstâncias primeiro, como fizemos em Goiânia. Depois pensaremos uma ideia mais fixa para ver se sustenta, se a equipe tem estabilidade para manter mais a posse de bola”, disse o treinador após a vitória sobre o Cruzeiro.




A ideia da nova função de Lucas Lima deixa clara a intenção de Mano Menezes em mudar o estilo de jogo do Verdão. O treinador tem trabalhado para deixar para trás a tática reativa imposta por Felipão e adotar um futebol de maior posse de bola, mas sem esquecer da importância de um bom sistema defensivo.

“Quando você escolhe um jogador como o Lucas Lima para fazer uma segunda função de meio-campo, o time precisa ter capacidade para propor o jogo e ter mais a bola. Porque se ele tiver que ser marcador vamos ter problemas. Isso é só olhar em volta. Todo mundo pensa que dá para puxar todos os jogadores de qualidade para a segunda função. Às vezes dá e às vezes não”, analisou o comandante palestrino.

“Todo técnico gostaria muito que a sua equipe ficasse com a bola, penso eu, quem gosta de futebol gostaria de ficar com a bola e não se defendendo sem ela. Ao ficar com a bola, você tem que ter capacidade de mantê-la, o que não é fácil, e criar situações com a posse, situações de gol, objetivas. Não adianta ficar a posse pela posse porque isso não vai nos levar a lugar nenhum. São questões básicas que temos de ter como afirmação”, finalizou.



Vindo de três vitórias consecutivas desde a chegada de Mano, o Verdão retornou à briga pelo título e ocupa a segunda colocação com 39 pontos, três a menos que o líder Flamengo. O próximo compromisso do time é contra o Fortaleza, neste domingo, no Castelão, pela primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Patrocinado