Há 24 anos, Palmeiras bateu Flamengo de Renato e teve ‘ajuda’ para ser campeão na Espanha

Bruno Ceccon - São Paulo,SP

26-11-2021 04:00:53

A decisão da Copa Libertadores, marcada para o Estádio Centenário, não será o primeiro confronto entre Palmeiras e Flamengo no exterior. Há 24 anos, a equipe alviverde venceu o time defendido pelo atacante Renato Gaúcho e, na rodada seguinte, ainda contou com 'ajuda' do adversário para conquistar o Torneio Naranja.

Em sua estreia no triangular amistoso disputado na Espanha, o Palmeiras sofreu três gols de Romário no Estádio Mestalla e acabou derrotado por 3 a 1 pelo Valencia. Como o regulamento previa disputa de pênaltis após todos os jogos, o time alviverde venceu por 5 a 4 e somou um ponto.

No dia 21 de agosto de 1997, o Palmeiras contou com gols de Zinho e Oséas para vencer o Flamengo por 2 a 0 e repetiu o triunfo nos pênaltis ao ganhar por 5 a 4. Escalado como titular por Paulo Autuori, Renato Gaúcho acabou saindo para entrada de Iranildo.

Para ficar com o título, o Palmeiras precisaria torcer por uma vitória do Flamengo sobre o Valencia no último jogo. Romário chegou a abrir o placar para o time espanhol, mas a equipe rubro-negra virou com três gols do inspirado Sávio, que seria vendido ao Real Madrid meses depois. Nos pênaltis, os brasileiros ganharam por 4 a 1.

“Fla bate Valencia e dá título do Troféu Naranja ao Palmeiras”, estampou o jornal A Gazeta Esportiva na capa edição de 23 de agosto de 1997. “Após a disputa de pênaltis, Zinho, capitão do Palmeiras, levantou a taça no Estádio Mestalla”, noticiou o periódico.

Ajudado pelo time defendido por Renato Gaúcho, o Palmeiras terminou com cinco pontos, à frente de Flamengo (4) e Valencia (3). Às 17 horas (de Brasília) de 27 de novembro, a equipe alviverde tem um novo duelo contra o rival carioca, desta vez com o ex-atacante como treinador.


Deixe seu comentário