Guarani foi único rival capaz de bater time de Luxa no Paulista 1996 - Gazeta Esportiva
Guarani foi único rival capaz de bater time de Luxa no Paulista 1996

Guarani foi único rival capaz de bater time de Luxa no Paulista 1996

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

20/02/2020 às 09:00

São Paulo, SP

Guarani provocou a única derrota do time de Luizão no Campeonato Paulista 1996 (Foto: Gazeta Press)


Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista 1996 com uma campanha histórica, marcada pelos 102 gols anotados. A única derrota do estrelado time palestrino foi causada pelo Guarani, adversário pelo torneio estadual a partir das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira, no Allianz Parque.

Ganhador do Primeiro Turno, o Palmeiras passou a depender de um novo triunfo no Segundo para evitar o quadrangular final. Na nona rodada, mesmo em superioridade numérica desde o começo da etapa complementar, o time de Luxa acabou vencido por 1 a 0 pelo Guarani, com um gol de Sílvio após passe de Dinei em Campinas.

O revés após 23 jogos de invencibilidade impediu o Palmeiras de ganhar a Taça dos Invictos, oferecida pelo jornal A Gazeta Esportiva ao time com a maior série de partidas sem derrota no Campeonato Paulista. Para desbancar o Corinthians, detentor do prêmio desde 1990, a equipe palestrina precisava alcançar a marca de 25 jogos.




“Depois de uma derrota, surge um campeão. Esse resultado vai fortalecer o grupo, que lutou muito e acabou perdendo para um adversário que teve méritos. No momento das vitórias, sobram elogios. Com a derrota, os questionamentos começam a surgir. Chegou a hora de mostrar nossa grandeza”, disse Luxemburgo em declarações reproduzidas pelo jornal A Gazeta Esportiva em 11 de maio de 1996.

Com o tropeço do Palmeiras, os rivais Santos, São Paulo e Portuguesa ganharam fôlego na tentativa de conquistar o Segundo Turno. Nas partidas seguintes, porém, a equipe palestrina se recuperou e garantiu o título antecipado ao bater o adversário praiano por 2 a 0, no Palestra Itália.

O time base de Luxa na época era formado por Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Amaral, Flávio Conceição, Djalminha e Rivaldo; Muller e Luizão. O Palmeiras terminou com 27 vitórias, dois empates e a derrota contra o Guarani. Foram impressionantes 102 gols marcados e 19 sofridos.

Conteúdo Patrocinado