Campeão em 1942, compatriota de Viña foi sepultado no túmulo do Palmeiras - Gazeta Esportiva
Campeão em 1942, compatriota de Viña foi sepultado no túmulo do Palmeiras

Campeão em 1942, compatriota de Viña foi sepultado no túmulo do Palmeiras

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

07/02/2020 às 09:00 • Atualizado: 15/11/2021 às 15:10

São Paulo, SP

Uuguaio Segundo Villgadoniga foi sepultado no túmulo oficial do Palmeiras (Foto: Acervo/Gazeta Press)


O lateral esquerdo Matias Viña será o 20º uruguaio a vestir a camisa da Sociedade Esportiva Palmeiras. Compatriota do jovem ala, Segundo Villadoniga conquistou o histórico título paulista de 1942 e foi sepultado no túmulo oficial do clube alviverde.

Revelado pelo Peñarol, o atacante participou do episódio conhecido como Arrancada Heroica. No primeiro título após mudar de nome de Palestra Itália para Palmeiras, com Villadoniga em campo, o time superou o São Paulo e conquistou o Campeonato Paulista 1942.

Conhecido como “El Architecto” por sua eficiência na construção de jogadas, Villadoniga também foi campeão estadual em 1944. Com 138 jogos e 52 gols de 1942 a 1946, o atacante foi o jogador uruguaio que alcançou maior sucesso pelo Palmeiras.

Uruguaio Segundo Villadoniga é o primeiro jogador agachado, à esquerda (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Após encerrar a carreira como atleta profissional, El Architecto resolveu fixar residência em São Paulo e continuou frequentando o clube social – chegou até a representar a agremiação em torneios de bocha. Falecido em 2006, foi enterrado no túmulo oficial do Palmeiras, localizado no Cemitério do Araçá, perto do Estádio do Pacaembu.

O Palmeiras também brilhou sob o comando de técnicos uruguaios. Ventura Cambon dirigiu o time na Copa Rio 1951, título que rendeu a colocação de uma estrela vermelha acima do símbolo. Humberto Cabelli, por sua vez, comandou o então Palestra Itália no único tricampeonato paulista da história do clube (1932, 1933 e 1934).

Matias Viña, 20º atleta uruguaio a passar pelo Palmeiras, chegou a São Paulo na última quinta-feira para oficializar vínculo até o final de 2024. Pelo clube alviverde, poderá se mirar nas trajetórias de sucesso dos compatriotas Segundo Villadoniga, Ventura Cambom e Humberto Cabelli.

Conteúdo Patrocinado