Auxiliar do Palmeiras é julgado pelo STJD e suspenso por três jogos por fala sobre "sistema" - Gazeta Esportiva
Auxiliar do Palmeiras é julgado pelo STJD e suspenso por três jogos por fala sobre "sistema"

Auxiliar do Palmeiras é julgado pelo STJD e suspenso por três jogos por fala sobre "sistema"

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/08/2023 às 15:08

São Paulo, SP

Julgado nesta segunda-feira (7) pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), João Martins foi suspenso por três partidas após afirmar que "é ruim para o sistema" o Palmeiras vencer a Série A do Campeonato Brasileiro duas vezes consecutivas.

O auxiliar técnico português foi enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição por "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto".

Depois da partida entre Athletico-PR e Palmeiras, na Ligga Arena, válida pela 13ª rodada do Brasileirão, João Martins — que, à ocasião, comandou o Verdão no lugar do suspenso Abel Ferreira, como habitualmente ocorre — detonou a arbitragem nacional e apontou que "é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar (o Brasileirão) dois anos seguidos".

LEIA TAMBÉM
Escalação do Palmeiras: com força máxima, Abel comanda treino em campo reduzido de olho no Atlético-MG

Além disso, Martins declarou que "na Europa, não veem jogos do Brasileiro porque parece mais teatro do que futebol".

A fala gerou uma resposta contundente da CBF. A entidade nacional acusou o auxiliar de xenofobia, criticou pesadamente as declarações e reiterou que iria ao STJD "para que ele (João Martins) revele qual seria o esquema ou o sistema no futebol brasileiro que não permite que o melhor vença".

O Palmeiras logo contra-atacou. Em extensa nota, o Verdão defendeu o auxiliar, pediu isonomia, apontou agressividade da CBF e questionou a entidade em oito pontos diferentes, voltando a citar erros de arbitragem contra a equipe.

Conteúdo Patrocinado