Abel exalta consistência do Palmeiras contra Santos e fala de homenagem da torcida: "Fiquei emocionado" - Gazeta Esportiva
Abel exalta consistência do Palmeiras contra Santos e fala de homenagem da torcida: "Fiquei emocionado"

Abel exalta consistência do Palmeiras contra Santos e fala de homenagem da torcida: "Fiquei emocionado"

Gazeta Esportiva

Por Iúri Medeiros

07/04/2024 às 22:26 • Atualizado: 08/04/2024 às 04:00

São Paulo, SP

O técnico Abel Ferreira exaltou a consistência dos jogadores do Palmeiras na vitória por 2 a 0 contra o Santos, neste domingo, que garantiu o tricampeonato paulista para o clube. Além do resultado, o treinador ficou muito emocionado com a homenagem feita pelos torcedores, minutos antes de a bola rolar. Os palmeirenses presentes no Allianz Parque levantaram um mosaico com o desenho de uma caravela liderada pelo treinador e todas as taças conquistadas desde sua chegada à agremiação.

"Não é só difícil ganhar, como lidar com todas as expectativas. É fácil pegar expectativas e colocar nas mãos dos outros. Nossos jogadores são equilibrados, entendem as mensagens. Hoje, queria que eles fossem consistentes, nota sete. Na Vila, estivemos abaixo do nosso normal. Pedi hoje a nota 7 de cada um. Mas não posso deixar de falar do Santos, uma equipe muito experiente, com um treinador super competente", comentou o treinador.

"Bom jogo, podia ter caído para nosso adversário, reconheço. Teve suas transições. Fiquei mais emocionado com o que o nosso torcedor fez comigo, com a comissão técnica, do que com o título. Não venho para ser melhor do que ninguém, e sim para ser melhor do que eu mesmo, aprender com o futebol brasileiro. Sem dúvida nenhuma, naquele momento meu coração transbordou. Foi muito lindo o que fizeram", complementou Abel.




O treinador, que igualou Osvaldo Brandão como técnico mais vencedor da história do Palmeiras, falou dos méritos que essa equipe tem de ganhar títulos ano após ano.

"Essa equipe tem fome de títulos e muito respeito entre eles. O bom ambiente que se vive dentro do nosso clube, do nosso elenco. Quem não gosta de estar aqui, pode procurar outro clube. Quem está aqui, gosta de estar aqui. Acho que é por isso que guardamos uma boa harmonia. É difícil manter esse sarrafo. O grande mérito desta equipe é não se deslumbrar quando ganha, nem deixar se abater quando perde. O adversário foi melhor na ida, assistimos a eles festejarem, é importante respeitar. Fiquei triste por não ter recebido a medalha na Supercopa, valorizo muito o nosso trabalho. Não posso prometer que vamos ganhar sempre, não sei como vão lidar quando nós não ganharmos. Sei que nossos jogadores deram aquilo que podiam e tivemos que gerir energia", falou o treinador.

Com essa conquista, Abel chegou ao seu 10º título desde que chegou ao Verdão, no segundo semestre de 2020. O técnico falou dessa marca significativa e da idolatria que conquistou com os torcedores.

"Não estava à espera de ganhar tanto em tão pouco tempo, trabalhar no Brasil não é fácil. Nem eu tenho noção do que estamos fazendo. Isso vai perdurar para a história do Palmeiras. Não estava à espera disso. Sabíamos que vínhamos para um clube grande, com essa ambição. Tivemos muitas pessoas qualificadas ao nosso lado, acreditamos no nosso processo. Sempre nos preparamos para o próximo", complementou.

O Palmeiras bateu o Santos com gols de Veiga, de pênalti, e Aníbal Moreno. Como a ida terminou 1 a 0 para o Peixe, os comandados de Abel Ferreira levaram vantagem no agregado e se sagraram tricampeões do Estadual.

O próximo compromisso do Palmeiras será contra o Liverpool-URU, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo será na quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), novamente no Allianz Parque.

Veja outros trechos da coletiva de imprensa de Abel Ferreira:

Entrada de Gómez na equipe e mudanças táticas

Luan e Gómez são diferentes. Gómez é mais disponível para fazer coberturas, Luan é mais centralizado, cerebral, melhor tecnicamente. Quem tinha que marcar o Guilherme era o Gómez, e ele é mais ágil, marca melhor. Luan dá mais saída de bola, construção, jogo pausado. Hoje, o Gómez atuou quase como lateral direito. Inverti a construção com Piquerez e dei largura com Lázaro pela esquerda. Tirei o Zé por essas questões, ele tem muitas dores nas costas, problemas físicos, e o Zé é um jogador físico, que depende da forma física. Com o amarelo dele, não podia arriscar. Foram essas minhas intenções, construir do lado contrário, com Piquerez jogando baixo e em uma fase inicial sim o Gómez jogou quase como um lateral. Foi um 3-3-4. Nosso adversário é um excelente finalista, fez um grande trabalho. Nesse ritmo, ano que vem estarão na Série A.

Endrick

Foi difícil, ele chegou da Seleção com uma pancada grande na coxa, e mesmo hoje ele estava a 70%. Mas mesmo assim, ele tem algo dentro dele.Todos estamos gratos. Eu sou uma parte, não sou o único, de ter ajudado ele a crescer, fazer ele entender a responsabilidade que ele tem. Ele é um ídolo. Ele é mais que um jogador de futebol, é um homem, e deve ser exemplo para os mais jovens. O que eu visto ou o carro que eu tenho não pode interferir nos meus valores como homem. Não perca essa humildade, esse sorriso nos seus lábios. Que ele se mantenha sempre equilibrado. Ele tem, na minha opinião, mais que uma responsabilidade como jogador, tem uma responsabilidade como homem. Nós precisamos de referências de caráter, de valor, e ele tem tudo. Espero que ele continue com essa mentalidade de trabalho, de querer ser melhor. Lidar bem com as dificuldades. Queríamos que ele fosse embora com um título, foi o que aconteceu. Tenho um jogador que tem um futuro risonho pela frente, que Deus continue a iluminar ele, isso que desejo para ele. E quando jogar pelo Real Madrid, peço que ele me dê dois ingressos, só isso que peço a ele.

Força do Santos

"Achei que os jogadores não estiveram no seu melhor nível na Vila Belmiro, mas também achei que o treinador Abel não estava no seu melhor nível. Tem dias que não estou no meu melhor, tive nota 5. Poderia ter ajudado mais minha equipe, disse isso a eles. Falei que minha melhor versão seria na nossa casa. O adversário preparou essa final, o treinador deles pediu para jogar contra o Palmeiras. Para vocês verem o tamanho da ambição de jogar contra o Palmeiras. O treinador deles é excelente, é uma equipe muito organizada. Fizeram um ótimo mercado, dois médios de experiência, bons jogadores. Com Giuliano, que tem mais anos de futebol brasileiro, é uma equipe muito bem treinada. Preparam-se bem. Ganhamos de 2 a 0, mas o Santos teve oportunidades. Weverton foi nota 10. Foi uma grande final, festa bonita. Não houve confusão no final do jogo. Parabéns ao Palmeiras que foi vencedor, mas tenho que valorizar o que Santos fez, valorizou muito a competição. Palmeiras foi mais feliz e competente."

Conteúdo Patrocinado