Arrancada de 2009 inspira Cruzeiro na briga por uma vaga na Libertadores - Gazeta Esportiva
Arrancada de 2009 inspira Cruzeiro na briga por uma vaga na Libertadores

Arrancada de 2009 inspira Cruzeiro na briga por uma vaga na Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

26/10/2015 às 21:57 • Atualizado: 26/10/2015 às 22:03

Belo Horizonte, MG

Fábio vê semelhanças entre campanha do Cruzeiro em 2009 e 2015 (Washington Alves/Light Press)
Fábio vê semelhanças entre campanhas do Cruzeiro em 2009 e 2015 (Washington Alves/Light Press)


Apenas um 1%. Esta é a chance de o Cruzeiro conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem, mesmo estando a apenas seis pontos do Santos, primeiro time dentro do G4. É bem verdade que a possibilidade é pequena, mas a Raposa, já tem onde encontrar inspiração para alcançar uma improvável classificação para a competição continental.

Em 2009, sob o comando de Adilson Batista, o Cruzeiro, na 28ª rodada, tinha apenas 2% de chances de voltar a disputar o torneio, no qual havia terminado como vice-campeão naquela temporada. No entanto, com uma arrancada espetacular, a Raposa alcançou oito vitórias, dois empates, e uma única derrota nos últimos 11 jogos do Brasileirão e se classificou para a pré-Libertadores de 2010.

"São situações um pouco parecidas, sabemos que cada uma tem a sua dificuldade. Aquele ano conseguimos uma recuperação boa. Dentro de todas as adversidades que tivemos, buscamos forças para crescer e entrar na pré-Libertadores do ano seguinte. A gente fez o nosso papel, que era obter as vitórias que precisávamos, e os outros resultados também nos favoreceram", relembra o capitão Fábio remanescente do elenco cruzeirense de 2009.

Na 11ª colocação, assim como em 2009, o Cruzeiro, contudo, terá menos rodadas em 2015 para garantir uma milagrosa classificação para a Libertadores. Por outro lado, a Raposa terá nada menos que quatro confrontos diretos – contra São Paulo, Sport, Palmeiras e Internacional – que podem acabar alavancando a candidatura cruzeirense ao G4 do Campeonato Brasileiro.

Mas antes de pensar nos jogos de “seis pontos”, o goleiro Fábio salienta a importância de o Cruzeiro pensar inicialmente no duelo do próximo sábado, às 19h30 (de Brasília), diante do Avaí que, brigando contra o rebaixamento, promete um jogo duro na Ressacada.

“Temos estes confrontos, mas não podemos esquecer deste jogo contra o Avaí, que também será fundamental. Partida difícil, pela situação do adversário dentro da tabela e por ser fora de casa. Temos que ter ciência dessa responsabilidade e da dificuldade que vamos encontrar em Florianópolis. Primeiro, temos que vencer esse jogo e aí sim começar a pensar nos outros confrontos diretos com as equipes da parte de cima”, enfatizou.

Conteúdo Patrocinado