Gazeta Esportiva

Sem centroavante, Carille faz torcida se dividir entre os seus renegados

Kazim, jogador turco do Corinthians, durante treino no CT Joaquim Grava (Parque Ecológico do Tietê), na Zona Leste da capital paulista.

Kazim não é visto em campo desde a primeira fase do Campeonato Paulista (foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Kazim e Matheus Matias não estiveram nem sequer no banco de reservas da Arena Corinthians no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, que terminou com vitória do Palmeiras por 1 a 0, no sábado. Ambos dificilmente serão levados a campo pelo técnico Fábio Carille também no reencontro de domingo, no Allianz Parque. Nas redes sociais, contudo, têm escalações asseguradas em diversas publicações de torcedores.

Em função da dificuldade que o Corinthians encontra de atuar sem um centroavante de origem – e, agora, da necessidade de marcar gols para reverter a vantagem palmeirense na decisão estadual –, Kazim e Matheus Matias passaram a ser ainda mais discutidos como possíveis soluções ofensivas.

“Podem até me criticar. Mas no domingo eu iria com o Kazim. E é sério”, publicou um torcedor, no Twitter, em opinião que seria mais polêmica em outros tempos. “A solução do Corinthians é simples. Coloca o Kazim de centroavante, que ele fará o gol do nosso título. Não estou zoando”, também confiou outro corintiano.

Ainda existem, é verdade, diversos outros torcedores contrários à entrada de Kazim. Carismático fora de campo, o centroavante inglês naturalizado turco vindo do Coritiba adquiriu a birra no ano passado, quando não aproveitou diversas chances que teve como substituto de Jô. Hoje, sem ser relacionado por Carille no Campeonato Paulista e não inscrito na Copa Libertadores da América, acumula 36 jogos e só quatro gols marcados pelo Corinthians.

Apesar de estar em baixa, Kazim tem mantido o discurso de que pretende vingar no clube com o qual possui contrato até o final do ano. Primeira opção para o comando do ataque após Jô rumar ao Nagoya Grampus, do Japão, ele não participa de um jogo desde a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, no dia 11 de março.

Já Matheus Matias só mostrou serviço em treinamentos até então. Projetado pelo ABC com status de artilheiro do futebol brasileiro até a chegada ao Corinthians, o atacante de apenas 19 anos ainda precisa adquirir condicionamento físico e preparo emocional, na visão da comissão técnica. “Ele jogava para 4.000 torcedores. Aqui, vai jogar para 40.000. Não podemos queimar etapas. Quando começar o Brasileiro, aí, sim, vamos fazer uma programação para ele começar a entrar”, justificou Carille, recentemente.

Matheus Matias, que só treinou até então, deverá estrear no Campeonato Brasileiro (foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Muitos torcedores não querem esperar. “Todo o mundo fala que o Corinthians não tem centroavante. O Matheus Matias é goleiro?”, questionou um deles, também no Twitter. “Boa tarde, nação corintiana. Vamos fazer uma campanha para o Matheus Matias ser titular”, convocou um segundo. E há até quem apoie um lobby simultâneo pelos dois atacantes renegados: “Coloca o Matheus Matias para jogar, professor, e deixa o Kazim no banco para o segundo tempo”.

À espera de oportunidades, Kazim e Matheus têm procurado se destacar nos treinamentos e ocupado o tempo livre, sem jogos, com outras atividades. O primeiro distribuiu ovos de Chocolate a crianças da Favela do Moinho, no Centro de São Paulo, antes da Páscoa. Nesta segunda-feira, o segundo visitou o ABC, seu ex-clube, para ser premiado como campeão potiguar e revelação do torneio estadual.

Mesmo com tantos apelos por Kazim e Matheus Matias, Fábio Carille não deverá tentar resolver o problema do seu ataque com um dos dois diante do Palmeiras. O técnico tem dado mais espaço aos veteranos Emerson Sheik e Danilo, além de Júnior Dutra, já quase tão contestado quanto o centroavante estrangeiro que enfrenta ostracismo no elenco.

Exit mobile version