Paulistinha day: título do Corinthians sobre o Palmeiras completa cinco anos neste sábado - Gazeta Esportiva
Paulistinha day: título do Corinthians sobre o Palmeiras completa cinco anos neste sábado

Paulistinha day: título do Corinthians sobre o Palmeiras completa cinco anos neste sábado

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/04/2023 às 08:00

São Paulo, SP

Neste sábado, o Corinthians comemora cinco anos da conquista do seu 29º Campeonato Paulista, em cima do maior rival, o Palmeiras, em pleno Allianz Parque. O Timão superou o adversário por 1 a 0 no tempo normal e, nos pênaltis, garantiu a taça, naquele que ficou conhecido como "Paulistinha day".

O primeiro jogo daquela final aconteceu na Neo Química Arena, no dia 31 de março de 2018 e, mesmo com o apoio da torcida, o Alvinegro sofreu revés por 1 a 0 para o Palmeiras. O gol foi marcado por Miguel Borja.

No jogo de volta, em 8 de abril daquele ano, o então técnico, Fábio Carille, escalou o Corinthians com: Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf, Maycon, Jadson; Rodriguinho, Mateus Vital e Romero. Durante o jogo, Sheik, Lucca e Danilo entraram em campo - desta escalação, cinco continuam no elenco.

Precisando de um gol, o Timão começou pressionando os donos da casa e, logo no primeiro minuto, Mateus Vital fez bela jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para o meio, Rodriguinho finalizou, a bola desviou na zaga e entrou. Era o gol que o clube precisava para anular a vantagem do jogo de ida.

Vale mencionar que, aos 26 minutos do segundo tempo, o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza assinalou um pênalti para o Palmeiras, em uma dividida entre Ralf e Dudu. Após uma confusão de sete minutos, a decisão foi revertida.




Na disputa de pênaltis, Cássio, como em outras ocasiões, brilhou ao defender a primeira cobrança, justamente de Dudu, o capitão palmeirense. O camisa 12 brilharia novamente ao defender o chute de Lucas Lima, e Maycon fechou o placar de 4 a 3, garantindo o título ao Alvinegro.

O episódio da arbitragem acima relatado revoltou os palmeirenses. Depois da partida, o presidente à época, Mauricio Galiotte, fez duras críticas ao árbitro e apontou que a competição havia se tornado um "Paulistinha". Por conta desta declaração, o Corinthians costuma relembrar a data do título como "Paulistinha Day".

Foi o primeiro caneco levantado pelo Timão na nova casa do arquirrival, o que configurou como um dos principais clássicos disputados em toda a história do clube.

Com o resultado, o Corinthians garantiu o 29º Paulista de sua história e, depois de 35 anos, conquistou o bicampeonato paulista novamente - em 2019, foi a vez do tri, que foi o último título do clube desde então.

Neste domingo, o Palmeiras entra em campo para defender o título estadual contra o Água Santa, a partir das 16h (de Brasília), no mesmo Allianz Parque.

Para tal, precisará vencer o Netuno por dois gols de diferença no tempo normal para tentar reverter o placar de 2 a 1 sofrido na partida de ida. O Corinthians foi eliminado nas quartas de final, pelo Ituano.


Conteúdo Patrocinado