Ivan Grava pediu demissão após ter decisão questionada pela direção do Corinthians - Gazeta Esportiva
Ivan Grava pediu demissão após ter decisão questionada pela direção do Corinthians

Ivan Grava pediu demissão após ter decisão questionada pela direção do Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

14/03/2021 às 17:13 • Atualizado: 14/03/2021 às 17:59

São Paulo, SP

O pedido de demissão de Ivan Grava causou forte impacto nos bastidores do Corinthians e escancarou ambiente pouco harmonioso entre o médico, a direção do clube e parte do elenco, algo que já vinha se arrastando há alguns meses.

O último surto de covid-19 na equipe principal foi a gota d'água para a relação profissional ser interrompida.

Como antecipado pela Gazeta Esportiva, Ivan Grava estava insatisfeito com o comprometimento e cuidado com os protocolos de prevenção ao coronavírus, principalmente por parte dos atletas.

Além disso, uma divergência interna na última semana tornou a continuidade do trabalho impossível, na visão do médico.

A divergência

A reportagem apurou que Ivan Grava foi questionado sobre o motivo para os jogadores afastados devido a covid-19 não serem liberados para retornar aos treinos a partir do décimo dia de infecção.

As autoridades de saúde permitem atletas assintomáticos a retomarem à rotina de trabalho coletivo após o cumprimento deste período de isolamento sob a justificativa de que o risco de transmissão é ínfimo.

Ivan Grava assumiu a responsabilidade pela decisão de manter alguns jogadores fora de ação por um tempo maior do que os 10 dias.

Os argumentos do médico, no entanto, não foram bem aceitos e houve o pedido para o protocolo indicado pelas autoridades ser seguido à risca, medida que possibilitaria a utilização dos jogadores de maneira mais rápida.

Ivan, portanto, já incomodado com a postura dos jogadores, decidiu que não ficaria se não tivesse sua posição respaldada pela direção do clube.

Falta de confiança

O pedido de demissão de Ivan Grava pode até parecer uma atitude abrupta e radical, mas ele também é reflexo de uma relação desgastada.

Durante a última temporada, outras decisões do então médico do Corinthians foram alvo de embates e discussões no CT Joaquim Grava. A relação de confiança no trabalho estava abalada, inclusive sobre escolhas para tratamentos de lesões.

Em novembro do ano passado, por exemplo, quando Cássio sentiu a coxa no aquecimento, antes da partida com o Coritiba, no Paraná, o Corinthians foi obrigado a escalar Walter de última hora e ficou apenas com Cássio, sem condições ideias, no banco de reservas.

A situação causou estranheza e, no dia seguinte, Cássio foi afastado com um diagnóstico de contratura muscular. O episódio chegou a colocar a demissão de Ivan Grava em pauta, mas o assunto foi superado.<p>

Climão pelo pai

A ruptura causou também um "climão" para o Dr. Joaquim Grava, pai de Ivan e atual consultor médico do clube. Por ora, não há nenhum movimento para a saída de Joaquim, que deve continuar à frente do departamento médico corintiano.

O Corinthians promoveu neste domingo o médico Michel Youseff Muniz Domingos, que estava trabalhando junto as categorias de base. Ele se juntará a Dr. Ana Carolina Ramos e Côrte.

O Dr. Eures Soncini Facci, coordenador médico da base, vai substituir, temporariamente, o Dr. Júlio Stancati, que se recupera de covid-19.


Conteúdo Patrocinado