Gaviões expulsa vice-presidente; conselheiro do Corinthians se diz vítima de extorsão - Gazeta Esportiva
Gaviões expulsa vice-presidente; conselheiro do Corinthians se diz vítima de extorsão

Gaviões expulsa vice-presidente; conselheiro do Corinthians se diz vítima de extorsão

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/02/2022 às 15:53 • Atualizado: 26/02/2022 às 16:01

São Paulo, SP

A Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians, expulsou do seu quadro associativo Alexandre Jacobina, o Jarrão, após assembleia na noite desse sábado. Ele era o vice-presidente da agremiação.

O Conselho da Organizada foi convocado assim que Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, conselheiro vitalício do clube, apresentou uma denúncia de extorsão.

Jarrão era tido como o principal líder da chapa que venceu a última eleição interna (Foto: reprodução)


A apuração interna da Gaviões recolheu comprovantes de três depósitos bancários, que somados chegavam a R$ 10 mil, que Jaça teria enviado a Jarrão para que o então dirigente da torcida não incluísse Jaça em protestos de torcedores.

Uma mensagem de áudio em que Jarrão fala com um conhecido sobre o fato apurado também foi anexada como prova pela apuração interna.

Atualmente, Jaça não tem cargo oficial no Corinthians, mas historicamente é ligado às categorias de base do clube. Ele é um dos principais apoiadores do grupo que está no poder desde 2007.

"Fui vítima e informo que eu procurei a Gaviões pra fazer a denúncia. Lamento profundamente o envolvimento do meu nome em episódio apurado pelos Gaviões da Fiel e estou à disposição do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista, do qual sou conselheiro vitalício, a fim de prestar os devidos esclarecimentos à comunidade alvinegra no momento oportuno", comentou Jaça, em mensagem enviada à Gazeta Esportiva.

Jaça é braço direito do ex-presidente Andrés Sanchez (Foto: Ag. Corinthians)


A nota oficial da Gaviões negou qualquer envolvimento da instituição com o caso.

"É contra o ideal dos Gaviões da Fiel qualquer vínculo financeiro com qualquer setor do clube a fim de modificar nossas condutas. O ocorrido não aconteceu sob tutela da diretoria vigente, foi imediatamente repudiada e as providências tomadas. Alexandre foi destituído do cargo de vice-presidente e desligado do quadro de sócios".

O Corinthians se manifestou neste domingo, por meio de nota oficial.

"A Diretoria Executiva do Corinthians seguirá acompanhando os desdobramentos dos fatos e eventuais procedimentos de apuração no Conselho Deliberativo, órgão que, conforme os termos do estatuto do clube, é responsável pela condução dos temas que envolvam conselheiros", diz trecho do texto exposto no site oficial do clube.

Jarrão não atendeu aos telefones e não respondeu às mensagens da reportagem.



Leia a nota oficial da Gaviões da Fiel, na íntegra:


Os Gaviões da Fiel Torcida vem através desta esclarecer os fatos envolvendo o até então vice-presidente Alexandre Jacobina, o Jarrão, e o membro diretor do Corinthians, Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça.

É contra o ideal dos Gaviões da Fiel qualquer vínculo financeiro com qualquer setor do clube a fim de modificar nossas condutas. O ocorrido NÃO aconteceu sob tutela da diretoria vigente, foi imediatamente repudiada e as providências tomadas. Alexandre foi destituído do cargo de vice presidente e DESLIGADO do quadro de sócios.

A ação tomada por ele foi de viés PARTICULAR, de modo que não tínhamos ciência de que o membro utilizava de sua influência política nos Gaviões para direcionar os protestos por conveniência, e com isso, se beneficiar com algum diretor do clube. Jarrão foi PESSOALMENTE, num encontro particular com Jaça, em seu escritório, para fazer essa negociação.

CONTRA TODO DITADOR QUE NO TIMÃO QUISER MANDAR, OS GAVIÕES NASCERAM PRA PODER REIVINDICAR!

Para a entidade e para atual diretoria é, foi e sempre será assim. Jamais endossaremos tal atitude e ela não condiz com nossa história!

Pedimos desculpas e compreensão do associado e da Fiel Torcida, reiterando o fato de que foi uma iniciativa PARTICULAR do membro, que dificultou o controle a esse tipo de situação.

Porém nossa instituição é forte, identificou a ferida, e fez seu papel de fiscalização e conduta de nossos próprios ideias.

Por fim, aproveitamos a nota para informar que o protesto agendado para o dia 12/03 com o foco no diretor Roberto de Andrade ganha uma nova velha pauta: JAÇA.

Para além de cobrar a nebulosidade administrativa e ineficiência de nossas categorias de base, recriminamos a postura do diretor em tentar corromper o grito da Fiel Torcida. E exigimos uma postura do clube e dos conselheiros para que as medidas cabíveis também sejam realizadas.

Pedimos desculpas pelo ocorrido e contamos com todos para compreensão e para mostrar que somos e sempre seremos uma FORÇA INDEPENDENTE do clube, órgão fiscalizador e filtro dos gritos da maior torcida do mundo: A FIEL

FORA ROBERTO DE ANDRADE!

FORA JAÇA!

PELO CORINTHIANS, COM MUITO AMOR, ATÉ O FIM!


Leia a nota oficial do Corinthians, na íntegra:


O Sport Club Corinthians Paulista informa que tomou conhecimento da recente expulsão de membro dos Gaviões da Fiel, instituição que há mais de meio século acompanha o clube, contribuindo para a sua história e para a atmosfera única dos jogos do Corinthians.


Desde que tomou posse, a atual gestão do Corinthians sempre recebeu com naturalidade os protestos de que é alvo, por considerar que a manifestação é um direito democrático. Por isso, a Diretoria Executiva do clube reitera seu repúdio às práticas de extorsão e ameaças a qualquer um de seus sócios, na certeza de que a relação entre o Corinthians e as organizadas deve se manter sempre dentro dos limites da lisura e da civilidade. 


A Diretoria Executiva do Corinthians seguirá acompanhando os desdobramentos dos fatos e eventuais procedimentos de apuração no Conselho Deliberativo, órgão que, conforme os termos do estatuto do clube, é responsável pela condução dos temas que envolvam conselheiros.


Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista

Conteúdo Patrocinado