Fernando Lázaro não poderia ser efetivado no Corinthians por falta de licenças - Gazeta Esportiva
Fernando Lázaro não poderia ser efetivado no Corinthians por falta de licenças

Fernando Lázaro não poderia ser efetivado no Corinthians por falta de licenças

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon e Tiago Salazar

18/02/2022 às 04:00

São Paulo, SP

A principal preocupação do Corinthians é a contratação de um novo técnico. Na última quinta-feira, o clube fez uma proposta a um treinador português, e um anúncio está prestes a acontecer.

No entanto, caso não consiga assinar vínculo com um nome estrangeiro, que é o principal foco do Timão, a diretoria poderia tentar efetivar o interino Fernando Lázaro, por exemplo, que vem desempenhando um bom trabalho.

Um impedimento técnico, porém, poderia travar essa possibilidade.

A Gazeta Esportiva apurou que, para atuar à frente do clube em competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Conmebol, Lázaro precisaria de dois degraus a mais em sua formação técnica.

Ele concluiu a Licença B e está cursando a Licença A da CBF Academy, além do curso de treinadores do Sitrefesp e formação em Educação Física, segundo informou o Corinthians.




A CBF confirmou à reportagem que, para comandar uma equipe no Brasileirão e/ou na Copa do Brasil de 2022, "a regra geral é (o técnico) ter a Licença PRO" ou "Licença A, desde que esteja matriculado no curso para fazer a Licença PRO".

Já em relação às competições da Conmebol (Copa Sul-Americana e Libertadores), o técnico precisa ter a Licença PRO, e o seu auxiliar pode ter a Licença A (a partir da fase de grupos).

Ou seja, Lázaro, com o que possui atualmente, não conseguiria dirigir o alvinegro em nenhuma competição após o Campeonato Paulista.

Vale lembrar que ele esteve à frente do Timão em dois compromissos da Sul-Americana de 2021, nas vitórias diante do River Plate-PAR e do Sport Huancayo-PER.

No Campeonato Paulista, o clube tem adotado a estratégia de citar Lázaro como auxiliar técnico nas súmulas, deixando em branco o registro reservado para treinador.

Para ser formalizado no cargo, o coordenador do Cifut (Centro de Inteligência do Futebol) também teria que ter aparecido no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, algo que não aconteceu.

A Gazeta questionou a assessoria se o Corinthians tinha conhecimento de que é necessário ao treinador (Lázaro ou qualquer outro) ter a Licença PRO para as competições da CBF e da Conmebol. O clube, porém, preferiu não se manifestar sobre o tema.

Conteúdo Patrocinado