
Experiência e disponibilidade: entenda por que Corinthians contratou Cuca
Por Tiago Salazar
São Paulo, SPA cúpula alvinegra definiu como meta um técnico experiente, com perfil de liderança. O clube enxergou em Cuca alguém capaz de lidar com o grupo de jogadores, com boa gestão de vestiário mas sem deixar de cobrar quando necessário.
Além disso, o Corinthians não estava disposto a entrar em longas negociações por um profissional. A ideia da diretoria sempre foi contratar alguém para comandar a equipe já no jogo de domingo, contra o Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Em relação à condenação de estupro do treinador referente ao caso de Berna, na Suíça, em 1989, o clube entende que não tem nenhum fato concreto de que ele participou do crime. Por isso, apesar de estar ciente da repercussão negativa, o clube buscou o técnico e confia que ele possa recuperar o bom futebol da equipe.
Essa será a primeira vez que Cuca comandará o Corinthians. Ao longo de sua carreira, o treinador já dirigiu clubes como São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.
Em seu histórico, Cuca já conquistou uma Copa Libertadores (2013), dois Campeonatos Brasileiros (2016 e 2021), uma Copa do Brasil (2021), quatro Campeonatos Mineiros (2011, 2012, 2013 e 2021) e um Campeonato Carioca (2009).
O treinador estará à disposição do Corinthians para o confronto contra o Goiás, no próximo domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19 horas (de Brasília), no Estádio da Serrinha.